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Title: As educações escolar e social na formação da identidade racial de jovens nos quilombos de São João do Piauí.
Other Titles: School and social education in the formation of the racial identity of young people in the quilombos of São João do Piauí.
???metadata.dc.creator???: COELHO, Raimunda Ferreira Gomes.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: BOAKARI, Francis Musa.
???metadata.dc.contributor.referee1???: SOUSA, Maria Sueli Rodrigues de.
???metadata.dc.contributor.referee2???: BRITO, Antonia Edna.
???metadata.dc.contributor.referee3???: MENDES, Bárbara Maria Macêdo.
Keywords: Educação escolar quilombola;Quilombolas - educação;Educações escolar e social;Jovens quilombolas;Identidade racial - jovens quilombolas;Piauí - quilombolas;São João do Piauí - quilombolas;Quilombos de São João do Piauí;Dissertação - Universidade Federal do Piauí;Universidade Federal do Piauí - Dissertação;Afrodecendência;Quilombo Riacho dos Negros - São João do Piauí - PI;Território Quilombola Riacho dos Negros - São João do Piauí - PI;Quilombo Saco/Curtume - São João do Piauí - PI;Comunidade Quilombola Junco - São João do Piauí - PI;Mulheres quilombolas;Quilombola School Education;Quilombolas - Education;School and Social Education;Quilombola Youth;Racial Identity - Quilombola Youth;Piauí - Quilombolas;São João do Piauí - Quilombolas;Quilombos of São João do Piauí;Dissertation - Federal University of Piauí;Federal University of Piauí - Dissertation;Afro-Descent;Riacho dos Negros Quilombo - São João do Piauí - PI;Riacho dos Negros Quilombola Territory - São João do Piauí - PI;Saco/Curtume Quilombo - São João do Piauí - PI;Junco Quilombola Community - São João do Piauí - PI;Quilombola Women
Issue Date: 2013
Publisher: UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ
Citation: COELHO, Raimunda Ferreira Gomes. As educações escolar e social na formação da identidade racial de jovens nos quilombos de São João do Piauí. 2013. 229f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação. Universidade Federal do Piauí, Teresina - PI - Brasil, 2013.
???metadata.dc.description.resumo???: O pensamento ocidental colonialista desenvolveu a tendência do olhar unilateral sobre o mundo diverso, o que gerou a concepção das generalizações, da negação diversidade. Do ponto de vista epistemológico, impôs-se um paradigma que, assentado na classificação dos povos em superiores e inferiores, criou uma hierarquia entre os saberes, considerando os mais relevantes, ou válidos, os construídos segundo o referido paradigma, e menos relevantes, ou não válidos, os outros saberes. Tal visão continua a referenciar a nossa forma de ver e interpretar o mundo, de forma que a educação escolar ainda existente nos quilombos estudados apresenta dificuldade de dialogar com as realidades cotidianas vivenciadas pelos jovens e silencia-se sobre os processos históricos geradores da sua condição de quilombolas, dificultando a formação da sua identidade racial. Por meio deste estudo, investiguei como se dão essas educações e suas inter-relações, tencionando saber se e como as educações escolar e social, com seus conteúdos e práticas, influenciam na formação da identidade racial dos jovens. Objetivei compreender as contribuições da educação escolar e dos saberes locais na construção da identidade racial dos jovens. Adotei a abordagem qualitativa, utilizando a observação participante e a entrevista não estruturada. Como campo de pesquisa, escolhi os quilombos Riacho dos Negros e Saco/Curtume, tomando como referência principal a comunidade Junco. Para a compreensão da questão, dialoguei com os seguintes autores: Boakari (1994; 2000); Boakari e Gomes (2005); Gomes(2005); Brandão (2003; 1993; 2007); Castro e Abramovay (2006); Cavaleiro (2005; 2006; 2010), Cunha Jr (1995; 2005); Falci (1995; 2001); Fiabani (2012); Freire (1983; 1987; 1991;1996); Fanon (2008); Leite (2000), Lima (2005); Munanga (2003; 2005); Moura (1988); Santos (1997; 2004; 2010); Santos (2007), entre outros. Os resultados apontam que há uma dissociação entre educação escolar e o cotidiano dos jovens quilombolas. As questões raciais vivenciadas por eles são negligenciadas na escola, o que lhes dificulta a formação da identidade racial. Por sua vez, a educação social, com todos os desafios políticos, sociais e culturais que apresenta, parece contribuir de modo marcante na construção das identidades e conquista da cidadania de jovens quilombolas de São João do Piauí.
Abstract: The colonialist Western thought developed the trend of unilateral look upon the world differently , which led the design of generalizations , denial diversity. From the epistemological point of view , has set a paradigm that sat in the classification of people into superior and inferior , created a hierarchy of knowledge , considering the most relevant or valid, built according to that paradigm and less relevant , or not valid , other knowledge . This vision continues to refer to the way we see and interpret the world , so that education still exists in Quilombo studied has difficulty dialogue with the daily realities experienced by young people and is silent about the historical processes generating their condition Maroons , hindering the formation of racial identity . Through this study , I investigated how to give these educations and their interrelationships , intending to find out if and how the school educations and social , with their contents and practices , influence the racial identity formation of young people . Objetivei understand the contributions of schooling and local knowledge in the construction of racial identity of young people . I adopted a qualitative approach , using participant observation and unstructured interview . As a field of research , I chose the Quilombo dos Negros Creek and Saco / Tannery , taking as reference the main community Junco . To understand the issue , dialogued with the following authors : Boakari (1994, 2000) ; Boakari and Gomes ( 2005), Gomes (2005 ); Brandão (2003 , 1993 , 2007) ; Abramovay and Castro (2006 ), Knight (2005, 2006; 2010) , Cunha Jr (1995 , 2005); Falci (1995 , 2001 ); Fiabani (2012 ), Freire (1983 , 1987 , 1991 , 1996 ); Fanon (2008); Milk ( 2000) Lime (2005 ); Munanga (2003 , 2005); Moura (1988 ), Santos ( 1997, 2004, 2010) , Santos (2007), among others. The results show that there is a dissociation between school education and the daily lives of young Maroons . Racial issues experienced by them are neglected in school , which hinders their racial identity formation . In turn , social education , with all the political, social and cultural features , seems to contribute to the construction of identities remarkable achievement and citizenship among young Maroons of São João do Piauí .
Keywords: Educação escolar quilombola
Quilombolas - educação
Educações escolar e social
Jovens quilombolas
Identidade racial - jovens quilombolas
Piauí - quilombolas
São João do Piauí - quilombolas
Quilombos de São João do Piauí
Dissertação - Universidade Federal do Piauí
Universidade Federal do Piauí - Dissertação
Afrodecendência
Quilombo Riacho dos Negros - São João do Piauí - PI
Território Quilombola Riacho dos Negros - São João do Piauí - PI
Quilombo Saco/Curtume - São João do Piauí - PI
Comunidade Quilombola Junco - São João do Piauí - PI
Mulheres quilombolas
Quilombola School Education
Quilombolas - Education
School and Social Education
Quilombola Youth
Racial Identity - Quilombola Youth
Piauí - Quilombolas
São João do Piauí - Quilombolas
Quilombos of São João do Piauí
Dissertation - Federal University of Piauí
Federal University of Piauí - Dissertation
Afro-Descent
Riacho dos Negros Quilombo - São João do Piauí - PI
Riacho dos Negros Quilombola Territory - São João do Piauí - PI
Saco/Curtume Quilombo - São João do Piauí - PI
Junco Quilombola Community - São João do Piauí - PI
Quilombola Women
???metadata.dc.subject.cnpq???: Educação.
URI: https://dspace.sti.ufcg.edu.br/handle/riufcg/42744
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