Please use this identifier to cite or link to this item: https://dspace.sti.ufcg.edu.br/handle/riufcg/42740
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDhttps://orcid.org/0000-0002-9717-5733pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5821541557597808pt_BR
dc.contributor.advisor1ALBUQUERQUE, Jose de Lima.-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0003-0625-5656pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9237596885624950pt_BR
dc.contributor.referee1ALMEIDA, Jose Nilton de.-
dc.contributor.referee1IDALMEIDA, J. N.pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8939015877774533pt_BR
dc.contributor.referee2SILVA , Ivanda Maria Martins.-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0002-2724-0528pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8436216704557833pt_BR
dc.contributor.referee3MORAES FILHO, Rodolfo Araújo de.-
dc.contributor.referee3IDMORAES FILHO, R. A.pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/6819774946735716pt_BR
dc.description.resumoPresente nas universidades públicas e privadas a Educação a Distância - EAD tem potencializado o acesso de um número expressivo de grande parte população brasileira à educação. Os estudos atuais mostram isso, a literatura abarca a expansão da modalidade nos seus diversos níveis de formação no Brasil. A EAD quando associada às Políticas de Ação Afirmativa, representa uma ferramenta de acesso à Educação Superior potencial, bem como a inclusão e a mobilidade social de grupos, como os grupos sub-representados. Com base nesse contexto, esta pesquisa em tela buscou investigar as percepções dos gestores institucionais, discentes da Universidade Federal Rural de Pernambuco e de lideranças quilombolas, acerca da Educação a Distância e suas contribuições nas políticas de Ação Afirmativa para o fortalecimento ao acesso e permanência de povos oriundos de comunidades quilombolas. Teve como cenário de pesquisa a Universidade Federal Rural de Pernambuco-UFRPE, com seus gestores institucionais e discentes quilombolas participantes do Programa Bolsa Permanência, a coordenação executiva da CONAQ e a liderança da Comunidade Quilombola Povoação de São Lourenço. Considerada uma pesquisa aplicada de abordagem predominantemente qualitativa, de nível exploratória e descritiva, utilizou-se de pesquisa bibliográfica e a análise documental. Por meio da aplicação de questionários eletrônicos e de entrevistas semiestruturadas, colheram-se dados que foram analisados e discutidos nas fases demográficas pela estatística descritiva, nas fases de conhecimento via escala Likert e análise de conteúdo temática, ancorada na técnica metodológica da Bardin (2011). Percebe-se, nos resultados que a EAD possui fatores que contribuem para o fortalecimento das medidas afirmativas no acesso ao Ensino Superior, na inclusão de novos grupos no acesso à educação, tem condições de promover a mobilidade social em comunidades quilombolas, embora os desafios a serem combatidos sejam notáveis e, se afirmaram nas declarações dos sujeitos participantes da pesquisa. A maioria enxerga potencialidades da EAD, no entanto as limitações existem e insistem em existir, inviabilizando a sua adoção em determinadas comunidades. Contudo, as principais propostas apresentadas aos três tipos de sujeitos no estudo, desde um sistema de reserva de vagas específico para remanescentes quilombolas, programas assistência estudantil de permanência para discentes da EAD, oferta de cursos de curta duração profissionalizante em parceria com o NEAD e a UAEADTec para comunidades quilombolas, foram bem aceitas, e servirão de sugestão para as novas medidas, ações e iniciativas que a universidade possa adotar e executar. A construção de um diálogo igualitário com a escuta, com espaço de debates para desenvolver novas políticas inclusivas que possam representar os quilombolas por meio de suas falas e do conhecimento tradicional. A pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética a qual foi submetida via Plataforma Brasil.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM TECNOLOGIA E GESTÃO EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIApt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.subject.cnpqEducação.pt_BR
dc.titleA educação a distância e as ações afirmativas no ensino superior: interfaces dialógicas entre percepções de gestores, discentes e lideranças quilombolas.pt_BR
dc.date.issued2023-
dc.description.abstractDistance Education - EAD is present in public and private universities and has enhanced the access of a significant number of the Brazilian population to education. Current studies show that, the literature covers the expansion of the sport in its various levels of training in Brazil. Distance learning, when associated with Affirmative Action Policies, represents a tool for access to higher education potential, as well as the inclusion and social mobility of groups, such as underrepresented groups. Based on this context, this screen research sought to investigate the perceptions of institutional managers, students of the Federal Rural University of Pernambuco and quilombola leaders, about Distance Education and its contributions to Affirmative Action policies to strengthen the access and permanence of people from quilombola communities. The research scenario was the Federal Rural University of Pernambuco-UFRPE, with its institutional managers and quilombola students participating in the Bolsa Permanência Program, the executive coordination of CONAQ and the leadership of the Quilombola Community Povoação de São Lourenço. Considered an applied research with a predominantly qualitative approach, at an exploratory and descriptive level, bibliographic research and document analysis were used. Through the application of electronic questionnaires and semi-structured interviews, data were collected that were analyzed and discussed in the demographic phases through descriptive statistics,Likertand thematic content analysis, anchored in Bardin's (2011) methodological technique. It can be seen, in the results, that EAD has factors that contribute to the strengthening of affirmative measures in access to Higher Education, in the inclusion of new groups in access to education, it is able to promote social mobility in quilombola communities, although the challenges to to be fought are notable and were affirmed in the statements of the subjects participating in the research. Most see distance learning's potential, however limitations exist and insist on existing, making its adoption unfeasible in certain communities. However, the main proposals presented to the three types of subjects in the study, from a specific reservation system for quilombola remnants, permanence student assistance programs for EAD students, offer of short professional courses in partnership with NEAD and UAEADTec for quilombola communities, were well accepted, and will serve as a suggestion for new measures, actions and initiatives that the university can adopt and run. The construction of an egalitarian dialogue with listening, with a space for debates to develop new inclusive policies that can represent the quilombolas through their speeches and traditional knowledge. The research was approved by the Ethics Committee, which was submitted via Plataforma Brasil actions and initiatives that the university can adopt and execute. The construction of an egalitarian dialogue with listening, with a space for debates to develop new inclusive policies that can represent the quilombolas through their speeches and traditional knowledge. The research was approved by the Ethics Committee, which was submitted via Plataforma Brasil actions and initiatives that the university can adopt and execute. The construction of an egalitarian dialogue with listening, with a space for debates to develop new inclusive policies that can represent the quilombolas through their speeches and traditional knowledge. The research was approved by the Ethics Committee, which was submitted via Plataforma Brasil.pt_BR
dc.identifier.urihttps://dspace.sti.ufcg.edu.br/handle/riufcg/42740-
dc.date.accessioned2025-08-12T11:43:15Z-
dc.date.available2025-08-12-
dc.date.available2025-08-12T11:43:15Z-
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subjectEducação superior a distânciapt_BR
dc.subjectEducação a distânciapt_BR
dc.subjectLideranças quilombolaspt_BR
dc.subjectAções afirmativas - ensino superiorpt_BR
dc.subjectDissertação - Universidade Federal Rural de Pernambucopt_BR
dc.subjectUniversidade Federal Rural de Pernambuco - Dissertaçãopt_BR
dc.subjectEducação quilombolapt_BR
dc.subjectQuilombolas - educaçãopt_BR
dc.subjectMulheres quilombolaspt_BR
dc.subjectEAD - educação a distânciapt_BR
dc.subjectPolíticas de ação afirmativapt_BR
dc.subjectComunidade Quilombola Povoação de São Lourenço - Goiana - PEpt_BR
dc.subjectGoiana - PE - Comunidade Quilombola Povoação de São Lourençopt_BR
dc.subjectPovoação de São Lourenço - Goiana - PEpt_BR
dc.subjectCONAQ - Coordenação Estadual de Articulação de Comunidades Negras Rurais Quilombolaspt_BR
dc.subjectDistance Learning Higher Educationpt_BR
dc.subjectDistance Learningpt_BR
dc.subjectQuilombola Leadershippt_BR
dc.subjectAffirmative Action - Higher Educationpt_BR
dc.subjectDissertation - Federal Rural University of Pernambucopt_BR
dc.subjectFederal Rural University of Pernambuco - Dissertationpt_BR
dc.subjectQuilombola Educationpt_BR
dc.subjectQuilombolas - Educationpt_BR
dc.subjectQuilombola Womenpt_BR
dc.subjectEAD - Distance Learningpt_BR
dc.subjectAffirmative Action Policiespt_BR
dc.subjectQuilombola Community of the Village of São Lourenço - Goiana - PEpt_BR
dc.subjectGoiana - PE - Quilombola Community of the Village of São Lourençopt_BR
dc.subjectSão Lourenço - Goiana - PEpt_BR
dc.subjectCONAQ - State Coordination for the Articulation of Black Rural Quilombola Communitiespt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorFERREIRA, Sílvia Letícia da Silva.-
dc.publisherUNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCOpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeDistance education and affirmative actions in higher education: dialogical interfaces between perceptions of managers, students and quilombola leaders.pt_BR
dc.relationhttp://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/9581-
dc.identifier.citationFERREIRA, Sílvia Letícia da Silva. A educação a distância e as ações afirmativas no ensino superior: interfaces dialógicas entre percepções de gestores, discentes e lideranças quilombolas. 2023. 315f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Tecnologia e Gestão em Educação a Distância. Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife - PE - Brasil, 2023.pt_BR
Appears in Collections:3 Região Nordeste do Brasil - Dissertações Educação - Mapa Mulheres Quilombolas nas Ciências

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
SÍLVIA LETÍCIA DA SILVA FERREIRA - DISSERTAÇÃO NORDESTE UFRPE 3 PPG EDUCAÇÃO 2023.pdfSílvia Letícia da Silva Ferreira - Dissertação Nordeste UFRPE 3 PPG Educação 20233.81 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.