Please use this identifier to cite or link to this item: https://dspace.sti.ufcg.edu.br/handle/riufcg/42739
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDSILVA, L. R.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3796021549829540pt_BR
dc.contributor.advisor1JESUS, Rosane Meire Vieira de.-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0003-0330-1338pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9138224259297331pt_BR
dc.description.resumoA presente proposta tem como princípios estruturantes: o resgate da história local; a inserção dos saberes de tradição oral no currículo escolar e o diálogo igualitário entre escola e comunidade. Traz, a princípio, a proposta de os docentes do Colégio Municipal Antônio Marculino Vieira viabilizar encontros e estudos entre a escola e a comunidade certificada como quilombola. No decorrer do processo, no entanto, objetiva também inserir todas as escolas que recebem alunos advindos das comunidades certificadas do Município de Lapão na percepção cultural das comunidades remanescentes. São apresentados neste trabalho os motivos pelos quais o projeto foi direcionado. Encontra-se fundamentado em autores a exemplo de Stuart Hall que propõe a percepção da identidade racial, em Gadamer com a história efeitual, na pedagogia Griô que propõe a valorização da cultura oral. No entanto, não basta teorizar, mas é imprescindível conhecer o real que o locus da pesquisa apresenta. Portanto, para propor o projeto de intervenção foi realizado estudo de caso, entrevista com os professores através do grupo focal, entrevistas com pessoas da comunidade quilombola, na qual os alunos do Marculino estão inseridos: Lagoa de Gaudêncio. A fim de entender a complexidade que a escola apresenta foram analisados os motivos e circunstâncias da fundação da escola, bem como os contextos da comunidade de Aguada Nova e as realidades postas das duas escolas de Ensino Fundamental da comunidade citada: Colégio Marculino e o Centro Educacional Antônio Matos Filho. Como o foco da pesquisa é o Colégio Marculino cujo público advém da Lagoa de Gaudêncio, fez-se necessário um estudo sobre esta comunidade nos seus aspectos culturais. O projeto de intervenção vem como possibilidade de percepção e ressignificação cultural dentro da dinâmica escolar através de aula de campo, construção biográfica, entrevistas com pessoas das comunidades, análise de fotos antigas, produção de documentários sobre as pessoas da comunidade, pesquisa da história local entre outros.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPPGEDU - MESTRADO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃOpt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.subject.cnpqEducação.pt_BR
dc.titleRessignificar a cultura local através do diálogo e da experiência no Colégio Municipal Antônio Marculino Vieira no contexto apresentado pelas comunidades quilombolas.pt_BR
dc.date.issued2015-
dc.description.abstractThe proposal has as structuring principles: the rescue of local history; the inclusion of the oral tradition of knowledge in the school curriculum and equal dialogue between school and community. Brings in principle the proposal of the teachers of the Municipal College Antonio Vieira Marculino facilitate meetings and studies between the school and the community certified as maroon. In the process, however, aims also enter all schools receiving students arising from the certified communities in the Municipality of Lapp cultural perception of the remaining communities. They are presented in this paper the reasons why the project was directed. You are grounded in authors example of Stuart Hall suggests that the perception of racial identity in Gadamer with the effectual history, Griô pedagogy that proposes to enhance the oral culture. However, do not just theorize, but it is essential to know the real that the site of the research shows. Therefore, to propose the intervention project was conducted case study interviews with teachers through focus groups, interviews with people of quilombo community in which students of Marculino are inserted: Gaudêncio Lagoon. In order to understand the complexity that the school has analyzed the reasons and circumstances of the school's foundation as well as the contexts of New Aguada community and the realities put the two primary schools of the mentioned community: College Marculino and Educational Center Antonio Matos Filho. As the focus of the research is the College Marculino whose audience comes from Gaudêncio Lagoon, it was made necessary a study of this community in its cultural aspects. The intervention project is a possibility of perception and cultural redefinition within the school dynamics through field class, biographical construction, interviews with people in the communities, old photos analysis, production of documentaries about people in the community, local history research between others.pt_BR
dc.identifier.urihttps://dspace.sti.ufcg.edu.br/handle/riufcg/42739-
dc.date.accessioned2025-08-11T23:38:20Z-
dc.date.available2025-08-11-
dc.date.available2025-08-11T23:38:20Z-
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subjectColégio Municipal Antônio Marculino Vieira - Lapão - BApt_BR
dc.subjectComunidades quilombolas - Lapão - BApt_BR
dc.subjectQuilombolas - educaçãopt_BR
dc.subjectEducação escolar quilombolapt_BR
dc.subjectDissertação - Universidade Federal da Bahiapt_BR
dc.subjectMestrado Profissional - projeto de intervenção UFBApt_BR
dc.subjectComunidade e escolapt_BR
dc.subjectIdentidade racialpt_BR
dc.subjectRelações raciaispt_BR
dc.subjectCurrículo escolarpt_BR
dc.subjectTradição oralpt_BR
dc.subjectRelações étnico-raciaispt_BR
dc.subjectGrupo focal - metodologiapt_BR
dc.subjectComunidade Quilombola Lagoa do Gaudêncio - Lapão - BApt_BR
dc.subjectLagoa do Gaudêncio - Lapão - BApt_BR
dc.subjectCorpo feminino quilombolapt_BR
dc.subjectCabelo quilombolapt_BR
dc.subjectMulheres quilombolaspt_BR
dc.subjectLapão - BA - comunidades quilombolaspt_BR
dc.subjectAntônio Marculino Vieira Municipal School - Lapão, Bahiapt_BR
dc.subjectQuilombola Communities - Lapão, Bahiapt_BR
dc.subjectQuilombolas - Educationpt_BR
dc.subjectQuilombola School Educationpt_BR
dc.subjectDissertation - Federal University of Bahiapt_BR
dc.subjectProfessional Master's Degree - Intervention Project, UFBApt_BR
dc.subjectCommunity and Schoolpt_BR
dc.subjectRacial Identitypt_BR
dc.subjectRacial Relationspt_BR
dc.subjectSchool Curriculumpt_BR
dc.subjectOral Traditionpt_BR
dc.subjectEthnic-Racial Relationspt_BR
dc.subjectFocus Group - Methodologypt_BR
dc.subjectLagoa do Gaudêncio Quilombola Community - Lapão, Bahiapt_BR
dc.subjectQuilombola Female Bodypt_BR
dc.subjectQuilombola Hairpt_BR
dc.subjectQuilombola Womenpt_BR
dc.subjectLapão, Bahia - Quilombola Communitiespt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSILVA, Luzineide Ribeiro da-
dc.creatorMATOS, Renata Dourado.-
dc.publisherUniversidade Federal da Bahiapt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeRedefining local culture through dialogue and experience at Colégio Municipal Antônio Marculino Vieira in the context presented by quilombola communities.pt_BR
dc.relationhttps://repositorio.ufba.br/handle/ri/18645-
dc.identifier.citationSILVA, Luzineide Ribeiro da; MATOS, Renata Dourado. Ressignificar a cultura local através do diálogo e da experiência no Colégio Municipal Antônio Marculino Vieira no contexto apresentado pelas comunidades quilombolas. 2015. 88f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Currículo, Linguagens e Inovações Pedagógicas. Universidade Federal da Bahia, Salvador - BA - Brasil, 2015. Disponível em: https://dspace.sti.ufcg.edu.br/handle/riufcg/42739pt_BR
Appears in Collections:3 Região Nordeste do Brasil - Dissertações Educação - Mapa Mulheres Quilombolas nas Ciências

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
LUZINEIDE RIBEIRO DA SILVA - DISSERTAÇÃO NORDESTE UFBA 3 PPG EDUCAÇÃO 2016.pdfLuzineide Ribeiro da Silva. - Dissertação Nordeste UFBA 3 PPG Educação 20161.65 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.