Please use this identifier to cite or link to this item: https://dspace.sti.ufcg.edu.br/handle/riufcg/42733
Title: Educação, gênero e afrodescendência: a educação escolar e a organização de mulheres quilombolas em Brejão dos Aipins, Piauí.
Other Titles: Education, gender and Afro-descendants: school education and the organization of quilombola women in Brejão dos Aipins, Piauí.
???metadata.dc.creator???: NUNES, Ranchimit Batista.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: BOAKARI, Francis Musa.
???metadata.dc.contributor.referee1???: SOUSA, Maria Sueli Rodrigues de.
???metadata.dc.contributor.referee2???: CABRAL, Carmen Lúcia de Oliveira.
Keywords: Gênero;Afrodescendência;Mulheres quilombolas;Dissertação - Universidade Federal do Piauí;Universidade Federal do Piauí - Dissertação;Organização de Mulheres Quilombolas - Brejão dos Aipins - PI;Educação escolar quilombola;Quilombolas - educação;Luta política por educação - quilombolas;Mulheres afrodescendentes;Comunidade Quilombola Brejão dos Aipins - Redenção do Gurgueia - PI;Redenção do Gurgueia - PI - Comunidade Quilombola Brejão dos Aipins;Piauí - quilombolas;Fontes orais;História oral;Memória - Comunidade Quilombola Brejão dos Aipins - PI;Gender;Afro-descendant;Quilombola Women;Dissertation - Federal University of Piauí;Federal University of Piauí - Dissertation;Quilombola Women's Organization - Brejão dos Aipins - PI;Quilombola School Education;Quilombolas - Education;Political Struggle for Education - Quilombolas;Afro-descendant Women;Brejão dos Aipins Quilombola Community - Redenção do Gurgueia - PI;Redenção do Gurgueia - PI - Brejão dos Aipins Quilombola Community;Oral Sources;Oral History;Memory - Brejão dos Aipins Quilombola Community - PI
Issue Date: 2013
Publisher: Universidade Federal do Piauí
Citation: NUNES, Ranchimit Batista. Educação, gênero e afrodescendência: a educação escolar e a organização de mulheres quilombolas em Brejão dos Aipins, Piauí. 2013. 167f.Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação. Universidade Federal do Piauí, Teresina - PI - Brasil, 2013. Disponível em: https://dspace.sti.ufcg.edu.br/handle/riufcg/42733
???metadata.dc.description.resumo???: O presente estudo, de natureza qualitativa e exploratória, trata das temáticas educação, gênero, comunidade quilombola e afrodescendência no Brasil. De maneira mais delimitada, esta dissertação analisa as experiências escolares de um grupo de mulheres quilombolas em Brejão dos Aipins, Piauí, identificando as relações dessas experiências com as suas participações nas formas de organização e enfrentamento das dificuldades de raça, gênero, localização geográfica e condições sociais. A pesquisa partiu do pressuposto que, dada a realidade sóciohistórica de Brejão dos Aipins, marcada pelo isolamento geográfico e pela exclusão social, as experiências de vida escolar de mulheres dessa comunidade tenham sido marcadas por muitos desafios ou impasses que produziram efeitos profundos e duradouros, estando suas conquistas obtidas no campo educacional associadas mais a esforços pessoais do que, necessariamente, a mobilizações, como no caso da promoção de políticas públicas de escolarização. Além disso, é possível pensar que essas conquistas têm fortes implicações na inserção dessas mulheres nas organizações comunitárias. O trabalho traz contribuições de Boakari (2011, 2010, 2005, 1999, 1994), Almeida (2011, 1989), Brandão (2009, 1999, 1981), Fiabani (2008), Lahire (2007), Moreira (2006), Munanga (2006), Gomes (2001), Thompson (1998, 1992), Nascimento (2002, 1978), dentre outros. Os dados elaborados refletem, especialmente, sobre a memória e o processo constitutivo da educação escolar das participantes, e indicam que suas experiências se caracterizam pela superação de desafios relacionados às dificuldades de escolarização e às questões socioculturais de raça, de gênero e de localidade. A conclusão é que os esforços das participantes no sentido de alcançar conquistas educacionais estão associados tanto ao quadro histórico da discriminação racial e exclusão social da mulher, como ao atraso e fragilidade das políticas públicas de escolarização para os afrodescendentes no Brasil. Da mesma forma, há uma relação entre a educação escolar e a ampliação dos saberes e dos poderes de atuação destas mulheres afrodescendentes na comunidade.
Abstract: The present study of nature qualitative, like exploratory, is about issues, education, gender, quilombola community and afrodescendents in Brazil. In a more delimited, this dissertation analyze the school experiences of a group of the quilombolas women in Brejão dos Aipins, Piauí, identifying the relations of this experiences with their participations in the forms of organizations and facing of the difficulties of race, gender, geographic localization and social conditions. The research assume that considering the reality historical socio of Brejão dos Aipins, marked by geographic isolation and social exclusion, the experiences of school life of women of this community have been marked by many challenges or dilemmas, that produced profound and lasting effect, being their achievements in the educational field, associated more personal effort, than, necessarily, the mobilizations, as in the case of the promotion of the political public schooling. Moreover, it is possible to think that these achievements have strong implications in the insertion of these women in the communitaries organizations.The work brings contributions by Boakari (2011, 2010, 2005, 1999, 1994), Almeida (2011, 1989), Brandão (2009, 1999, 1981), Fiabani (2008), Lahire (2007), Moreira (2006), Munanga (2006), Gomes (2001), Thompson (1998, 1992), Nascimento (2002, 1978), among others. The data elaborated reflect, especially, about memory and constitutive process of school education of the participants, in the meaning achieving educational achievements are associated with historical context of racial discrimination, social exclusion of the women, as delay and the fragility of the political public schooling for African descendants in Brazil. In the same way, there is a relation between school education and the expansion of knowledge and power of these afrodescendants women in this community.
Keywords: Gênero
Afrodescendência
Mulheres quilombolas
Dissertação - Universidade Federal do Piauí
Universidade Federal do Piauí - Dissertação
Organização de Mulheres Quilombolas - Brejão dos Aipins - PI
Educação escolar quilombola
Quilombolas - educação
Luta política por educação - quilombolas
Mulheres afrodescendentes
Comunidade Quilombola Brejão dos Aipins - Redenção do Gurgueia - PI
Redenção do Gurgueia - PI - Comunidade Quilombola Brejão dos Aipins
Piauí - quilombolas
Fontes orais
História oral
Memória - Comunidade Quilombola Brejão dos Aipins - PI
Gender
Afro-descendant
Quilombola Women
Dissertation - Federal University of Piauí
Federal University of Piauí - Dissertation
Quilombola Women's Organization - Brejão dos Aipins - PI
Quilombola School Education
Quilombolas - Education
Political Struggle for Education - Quilombolas
Afro-descendant Women
Brejão dos Aipins Quilombola Community - Redenção do Gurgueia - PI
Redenção do Gurgueia - PI - Brejão dos Aipins Quilombola Community
Oral Sources
Oral History
Memory - Brejão dos Aipins Quilombola Community - PI
???metadata.dc.subject.cnpq???: Educação.
URI: https://dspace.sti.ufcg.edu.br/handle/riufcg/42733
Appears in Collections:3 Região Nordeste do Brasil - Dissertações Educação - Mapa Mulheres Quilombolas nas Ciências

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
RANCHIMIT BATISTA NUNES - DISSERTAÇÃO NORDESTE UFPI 3 PPG EDUCAÇÃO 2013.pdfRanchimit Batista Nunes. - Dissertação Nordeste UFPI 3 PPG Educação 20132.41 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.