Please use this identifier to cite or link to this item: https://dspace.sti.ufcg.edu.br/handle/riufcg/42731
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDBEZERRA, H. P. O.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1033837251559040pt_BR
dc.contributor.advisor1MELO , José Pereira de.-
dc.contributor.advisor1IDMELO, J. P.pt_BR
dc.contributor.referee1SANTOS, Antônio de Pádua dos.-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0002-6998-9940pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9063486087784385pt_BR
dc.contributor.referee2DIAS, Maria Aparecida.-
dc.contributor.referee2IDDIAS, M. A.pt_BR
dc.contributor.referee3PINHO, Vilma Aparecida de.-
dc.contributor.referee3IDhttps://orcid.org/0000-0002-2544-0841pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/2018069654110698pt_BR
dc.contributor.referee4SOARES, Marta Genú-
dc.contributor.referee4IDhttps://orcid.org/0000-0003-1588-7305pt_BR
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/5299382052741078pt_BR
dc.contributor.referee5MEDEIROS, Rosie Marie Nascimento de.-
dc.contributor.referee5IDMEDEIROS, R. M. N.pt_BR
dc.contributor.referee5Latteshttp://lattes.cnpq.br/4739820420408872pt_BR
dc.description.resumoNo Brasil, o processo de colonização europeia e a escravização criminosa dos sujeitos Africanos contribuíram para que o racismo se estruturasse de modo a negar os saberes e práticas dos corpos negros e suas culturas em diferentes espaços sociais, dentre os quais, o da Educação. No entanto, mesmo diante das violências e marginalizações, esses corpos resistiram e impuseram diferentes elementos de suas culturas na formação nacional. Dentre as formas de resistência, destacamos a formação dos quilombos, visto que, nesses foram efetivadas articulações coletivas, lutas, manutenções e atualizações dos saberes, o que os tornam espaços ricos para analisarmos a efetivação de propostas educacionais que dialoguem com os saberes, linguagens e práticas dos corpos negros, assim como, com as proposições da Lei 10.639/03. Problematizando essa realidade, estabelecemos como questionamentos para a tese: quais saberes, linguagens e práticas dos corpos negros estão presentes nas comunidades de remanescentes quilombolas? Como a Educação Física escolar deve se apropriar dos saberes, linguagens e práticas dos corpos negros quilombolas em suas práticas formativas para efetivação de uma educação das relações étnico-raciais? Diante desses, definimos como objetivo geral, analisar os saberes, linguagens e práticas dos corpos negros inseridos dentro da realidade cultural das comunidades de remanescentes quilombolas do Sítio Pêga e Sítio Arrojado/Engenho Novo, na cidade de Portalegre – RN. Para os objetivos específicos delimitamos: identificar e mapear os saberes, linguagens e práticas dos corpos negros nas comunidades de remanescentes quilombolas do Pêga e Arrojado/Engenho Novo; discutir o espaço dos saberes negros nos cenários da Educação e da Educação Física; e, apontar possibilidades teórico-metodológicas para as práticas pedagógicas da Educação Física em atendimento aos princípios da educação étnico-racial. Metodologicamente, optamos por uma pesquisa etnográfica, na qual nos inserimos nas comunidades de remanescentes quilombolas para realização de observações participantes, entrevistas, coletas de documentos e outros. Além disso, realizamos também pesquisas documentais e observações nas escolas que atendem os alunos das comunidades quilombolas, bem como, entrevistas com os professores de Educação Física das mesmas. Como resultados, mapeamos os saberes dos corpos em movimento dos sujeitos negros/quilombolas, separando-os nas seguintes categorias: corpo natureza, corpo fé, corpo trabalho, corpo ancestral e corpo (in)visível. Com base nos saberes apresentados em cada categoria, no diálogo estabelecido com as escolas e com as leituras efetivadas durante a construção da tese, deixamos como proposição final um aquilombamento na Educação Física escolar que assegure que os saberes e práticas do corpo negro em movimento estejam presentes nos espaços da formação escolar para efetivar uma educação das relações étnico-raciais, a partir de perspectivas interculturais, antirracistas e descolonizadoras.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO – PPGEDpt_BR
dc.publisher.initialsUFRNpt_BR
dc.subject.cnpqEducação.pt_BR
dc.titleCorpo, cultura e educação (física) nos quilombos da Serra.pt_BR
dc.date.issued2021-
dc.description.abstractIn Brazil, the process of European colonization and the criminal enslavement of African subjects, contributed to the fact that racism was structured in such a way as to deny the knowledge and practices of black bodies and their cultures in different social spaces, including Education. However, even in the face of violence and marginalization, these bodies resisted and imposed different elements of their culture on national formation. Among the forms of resistance, we highlight the formation of quilombos, since, in these collective articulations, struggles and maintenance of knowledge were carried out, which make them rich spaces to analyze the effectiveness of educational proposals that dialogue with the knowledge, languages and practices of black bodies, as well as with the propositions of Law 10.639 / 03. Questioning this reality, we established as questions for the Thesis: what knowledge, languages and practices of the black body are present in the communities of remaining quilombolas? How should school Physical Education take ownership of the knowledge, languages and practices of quilombola black bodies in their formative practice to effect an education in ethnic-racial relations? In view of these, we defined as an objective, to identify and analyze the knowledge, languages and practices of black bodies inserted within the cultural reality of the communities of the quilombola remnants of Sítio Pêga and Sítio Arrojado / Engenho Novo, in the city of Portalegre - RN. Methodologically we opted for an ethnographic research, in which the insert in the remaining quilombo communities to conduct participant observation, interviews, document collections and others. In addition, we also conduct documentary research and observations in schools that serve students in quilombola communities and interviews with Physical Education teachers there. As a result, we mapped the knowledge of the bodies of the black subjects in movement / quilombola, separating them into the following categories: nature body, faith body, work body, ancestral body and (in) visible body. Based on the knowledge presented in each category, in the dialogue established with the schools and with the readings carried out during the construction of the thesis, we leave as a final proposition one aquilombamento in school Physical Education that ensures that the knowledge and practices of the black body in movement are present in the spaces of formation to effect an education of ethnic-racial relations, from intercultural, anti-racist and decolonizing perspectives.pt_BR
dc.identifier.urihttps://dspace.sti.ufcg.edu.br/handle/riufcg/42731-
dc.date.accessioned2025-08-11T18:36:17Z-
dc.date.available2025-08-11-
dc.date.available2025-08-11T18:36:17Z-
dc.typeTesept_BR
dc.subjectEducação Física escolarpt_BR
dc.subjectQuilombo da Serrapt_BR
dc.subjectCorpo quilombolapt_BR
dc.subjectQuilombolaspt_BR
dc.subjectCorpos negrospt_BR
dc.subjectCultura quilombolapt_BR
dc.subjectRelações étnico-raciaispt_BR
dc.subjectTese - Universidade Federal do Rio Grande do Nortept_BR
dc.subjectUniversidade Federal do Rio Grande do Norte - Tesept_BR
dc.subjectComunidade Remanescente Quilombola do Pêga - Portalegre - RNpt_BR
dc.subjectComunidade Remanescente Quilombola Arrojado - Portalegre - RNpt_BR
dc.subjectPortalegre - RN - comunidades quilombolaspt_BR
dc.subjectEtnografiapt_BR
dc.subjectPesquisa etnográficapt_BR
dc.subjectPrática pedagógica - educação física quilombolapt_BR
dc.subjectObservação participantept_BR
dc.subjectEducação étnico-racialpt_BR
dc.subjectVila de Portalegre - RNpt_BR
dc.subjectMulheres quilombolaspt_BR
dc.subjectPhysical Education in Schoolspt_BR
dc.subjectQuilombo da Serrapt_BR
dc.subjectQuilombola Bodypt_BR
dc.subjectQuilombolaspt_BR
dc.subjectBlack Bodiespt_BR
dc.subjectQuilombola Culturept_BR
dc.subjectEthnic-Racial Relationspt_BR
dc.subjectThesis - Federal University of Rio Grande do Nortept_BR
dc.subjectFederal University of Rio Grande do Norte - Thesispt_BR
dc.subjectPêga Quilombola Remnant Community - Portalegre - RNpt_BR
dc.subjectArrojado Quilombola Remnant Community - Portalegre - RNpt_BR
dc.subjectPortalegre - RN - Quilombola Communitiespt_BR
dc.subjectEthnographypt_BR
dc.subjectEthnographic Researchpt_BR
dc.subjectPedagogical Practice - Quilombola Physical Educationpt_BR
dc.subjectParticipant Observationpt_BR
dc.subjectEthnic-Racial Educationpt_BR
dc.subjectVila de Portalegre - RNpt_BR
dc.subjectQuilombola Womenpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorBEZERRA, Hudson Pablo de Oliveira.-
dc.publisherUNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE – UFRNpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeBody, culture and (physical) education in the mountain quilombos.pt_BR
dc.relationhttps://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/32902-
dc.identifier.citationBEZERRA, Hudson Pablo de Oliveira. Corpo, cultura e educação (física) nos quilombos da Serra. 2021. 266f. Tese (Doutorado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal - RN - Brasil, 2021.pt_BR
Appears in Collections:3 Região Nordeste do Brasil - Teses Educação - Mapa Mulheres Quilombolas nas Ciências

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
HUDSON PABLO DE OLIVEIRA BEZERRA - TESE NORDESTE UFRN 3 PPG EDUCAÇÃO 2021.pdfHudson Pablo de Oliveira Bezerra -Tese Nordeste UFRN 3 PPG Educação 20214.66 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.