Please use this identifier to cite or link to this item: https://dspace.sti.ufcg.edu.br/handle/riufcg/42730
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDIMA, H. F. N.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7590607357596964pt_BR
dc.contributor.advisor1BOTELHO, Denise Maria-
dc.contributor.advisor1IDBOTELHO, D. M.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5168554413015642pt_BR
dc.contributor.referee1SANTANA, Moisés de Melo.-
dc.contributor.referee1IDSANTANA, M. M.pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3373237780862014pt_BR
dc.contributor.referee2NASCIMENTO, Wanderson Flor do.-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0002-3250-3476pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8919296655781448pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho investiga a figura de Malunguinho e sua pluralidade como ícone histórico, divino e símbolo de uma educação afro-indígena. Malunguinho, ou os Malunguinhos, foram guerreiros quilombolas do Quilombo do Catucá em Pernambuco, lutavam por liberdade do povo negro e indígena e utilizavam de guerrilhas para combater diretamente o Estado e as milícias que atacavam os seus territórios. Encantaram-se no panteão da Jurema Sagrada, mitificando o ser histórico e passando ao patamar divino de Reis, ocupando local de destaque na religiosidade, assumindo também multifaces espirituais, podendo manifestar-se como trunqueiro, caboclo e mestre. Assim, como expressão de resistência, tornou-se modelo para a formação e atuação da Lei Malunguinho, de No 13.298/07, que exige nos espaços educacionais uma Semana de Vivência e Prática da Cultura Afro-indígena Pernambucana, enfatizando a sua importância na formação das/dos estudantes, transmitindo saberes tradicionais, racializados e salientando a luta pela educação contra hegemônica, tomando Malunguinho como persona simbólica desta pedagogia. Logo, faço uma conexão teórica com os debates em torno da crítica ao modelo educacional e a modernidade, colonização, colonialidade e o contra colonial, vinculando a religiosidade da Jurema e suas narrativas orais com epistemologias que contrariam o fazer educacional nos moldes unicamente eurocêntricos, perpetuando os paradigmas dominantes da modernidade.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO, CULTURAS E IDENTIDADES - PPGECIpt_BR
dc.publisher.initialsUFRPEpt_BR
dc.subject.cnpqEducação.pt_BR
dc.titleMalunguinho na aula é Reis: perspectivas para uma educação contra colonial.pt_BR
dc.date.issued2022-
dc.description.abstractThis work investigates the figure of Malunguinho and his plurality as a historical, divine icon and symbol of afro-indigenous education. Malunguinho, or the Malunguinhos, were quilombola warriors from Quilombo of Catucá in Pernambuco, fought for the freedom of the black and indigenous people and used guerrillas to directly fight the state and the militias that attacked their territories. They were deified in the pantheon of the Jurema Sagrada, mitigating the historical and moving to the divine level of Reis, occupying a prominent place in religiosity, also assuming multifaces, being able to manifest themselves as trunqueiro, caboclo and mestre. Thus, as an expression of resistance, it became a model for the formation and execution of the Malunguinho Law, No. 13.298/07, which requires a week of experience and practice of afro and indigenous culture of Pernambuco in educative spaces, emphasizing its importance in the formation of students, transmitting traditional, racialized knowledge and highlighting the struggle for education against hegemony, taking Malunguinho as a symbolic persona of this pedagogy. As soon, i make a theoretical connection with the debates around the criticism of education model and modernity, colonization, coloniality, and the counter-colonial, linking Jurema9s religiosity and her oral narratives with epistemologies that contradict the educational process in a solely eurocentric way, perpetuating the dominant paradigms of modernity.pt_BR
dc.identifier.urihttps://dspace.sti.ufcg.edu.br/handle/riufcg/42730-
dc.date.accessioned2025-08-11T18:06:20Z-
dc.date.available2025-08-11-
dc.date.available2025-08-11T18:06:20Z-
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subjectEducação contra colonialpt_BR
dc.subjectLei Malunguinho no 13.298/07pt_BR
dc.subjectEducação e terreiropt_BR
dc.subjectInterculturalidadept_BR
dc.subjectReis Malunguinhopt_BR
dc.subjectEducação afro-indígenapt_BR
dc.subjectCultura afro-indígena pernambucanapt_BR
dc.subjectMalunguinho históricopt_BR
dc.subjectJuremapt_BR
dc.subjectEtnografiapt_BR
dc.subjectPesquisa etnográficapt_BR
dc.subjectMulheres quilombolaspt_BR
dc.subjectDissertação - Fundação Joaquim Nabucopt_BR
dc.subjectFundação Joaquim Nabuco - Dissertaçãopt_BR
dc.subjectDissertação - Universidade Federal Rural de Pernambucopt_BR
dc.subjectUniversidade Federal Rural de Pernambuco - Dissertaçãopt_BR
dc.subjectAnti-colonial Educationpt_BR
dc.subjectMalunguinho Law No. 13,298/07pt_BR
dc.subjectEducation and Terreiropt_BR
dc.subjectInterculturalitypt_BR
dc.subjectMalunguinho Kingspt_BR
dc.subjectAfro-Indigenous Educationpt_BR
dc.subjectAfro-Indigenous Culture of Pernambucopt_BR
dc.subjectHistoric Malunguinhopt_BR
dc.subjectJuremapt_BR
dc.subjectEthnographypt_BR
dc.subjectEthnographic Researchpt_BR
dc.subjectQuilombola Womenpt_BR
dc.subjectDissertation - Joaquim Nabuco Foundationpt_BR
dc.subjectJoaquim Nabuco Foundation - Dissertationpt_BR
dc.subjectDissertation - Federal Rural University of Pernambucopt_BR
dc.subjectFederal Rural University of Pernambuco - Dissertationpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorLIMA, Henrique Falcão Nunes de.-
dc.publisherUNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO - UFRPEpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeMalunguinho in the classroom is king: perspectives for a counter-colonial education.pt_BR
dc.relationhttp://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/9575-
dc.identifier.citationLIMA, Henrique Falcão Nunes de. Malunguinho na aula é Reis: perspectivas para uma educação contra colonial. 2022. 217f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Culturas e Identidades. Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife - PE - Brasil, 2022.pt_BR
Appears in Collections:3 Região Nordeste do Brasil - Dissertações Educação - Mapa Mulheres Quilombolas nas Ciências

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
HENRIQUE FALCÃO NUNES DE LIMA - DISSERTAÇÃO NORDESTE UFRPE 3 PPG EDUCAÇÃO 2022.pdfHenrique Falcão Nunes de Lima -Dissertação Nordeste UFPE 3 PPG Educação 20225 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.