Please use this identifier to cite or link to this item: https://dspace.sti.ufcg.edu.br/handle/riufcg/42693
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDSILVA, D. L.pt_BR
dc.contributor.advisor1JESUS, Sonia Meire Santos Azevedo de.-
dc.contributor.advisor1IDJESUS, S. M. S. Apt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9691486267870355pt_BR
dc.contributor.referee1LIMA, Maria Batista.-
dc.contributor.referee1IDLIMA, M. B.pt_BR
dc.contributor.referee2CAVALCANTE, Ludmila Oliveira Holanda-
dc.contributor.referee2IDCAVALCANTE, L. O. H.pt_BR
dc.description.resumoA Mussuca é uma povoação quilombola que fica situada no município de Laranjeiras/Sergipe. Um lugar de resistências e contradições. Analisar os elementos que negam ou ampliam o conhecimento dos docentes sobre as questões étnico-raciais, tomando como referência a participação destes no curso de extensão para a formação de professores no quilombo Mussuca, constitui o objetivo central desta pesquisa. A questão basilar foi: Por que os professores que atuam em escolas localizadas em comunidades de quilombos têm apresentado dificuldades constantes em trabalhar na perspectiva da Educação Escolar Quilombola? A nossa hipótese é a de que os fatores culturais, econômicos e políticos resistentes à diversidade étnico-racial, os saberes exclusivamente eurocêntricos inculcados historicamente na vida das pessoas que estão em ambientes educacionais, além da ausência de formação para os trabalhadores da educação com temas ligados aos valores africanos e afro-brasileiros; são causadores da negação de um currículo que respeite e trabalhe as diferenças no corpo da instituição escolar. A análise do estudo se aproxima da linha do materialismo histórico dialético, visto que o seu desenvolvimento partiu da realidade material existente na comunidade e suas contradições. Utilizamos como arcabouço teórico a referência bibliográfica, artigos científicos, dissertações e teses. A pesquisa é de abordagem qualitativa, aproximando-se do campo da pesquisa-ação, justificada pelas oficinas que realizamos com os educadores das instituições de ensino desta comunidade. Aplicamos como instrumentos de pesquisas a técnica da observação e do questionário. O resultado deste estudo comprova a hipótese aqui levantada e uma delas está nos resultados apurados durante a formação continuada que vem sendo desenvolvida pelo Projeto do Observatório em Educação (UFS), com reflexos positivos no modo de pensar do docente sobre a questão racial.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO MESTRADO EM EDUCAÇÃOpt_BR
dc.publisher.initialsUFSEpt_BR
dc.subject.cnpqEducação.pt_BR
dc.titleQuestões raciais na formação dos educadores da comunidade quilombola mussuca: a experiência da pesquisa ação na construção do conhecimento.pt_BR
dc.date.issued2019-
dc.description.abstractMussuca is a quilombola village (community formed by former slaves descendants) which is located at the municipality of Laranjeiras in the Brazilian State of Sergipe. A place made of resistances and contradictions. To analyse the elements that deny or widen the professor9s knowledge about the ethnic-racial questions by taking as reference the participation of the professors in the course of extension for teachers formation at the Mussuca Quilombo, which is the central objective of this research. The central question was: Why did the acting professors have constant difficulties working the perspective of quilombola school teaching? Our hypothesis is that the cultural, economic and political factors that resist to the ethnic-racial diversity, the exclusively Eurocentric knowledge historically inserted in people9s lives who are in an educational environment, beyond the absence of formation for the educational workers on themes related to African and African- Brazilian values; this causes the denial of a school basis that respects and works the differences at the school9s institutional body. The analysis made by the study approaches the historical dialectical materialism, since its development has parted from the material reality existent at the community and its contradictions. We have used as theoretical framework the bibliographic references, scientific papers, dissertations and theses. The research9s approach is qualitative, approaching the field of research-action, is justified by the workshops that were made with the teachers from the teaching institutions of this community. We have applied as research instruments the questionnaire and observation techniques. This study9s results prove the hypotheses made here and one of them is in the results compiled during the continuous formation that is being developed by the Observatory of Teaching Project (the Federal University of Sergipe – UFS), with positive reflections in the teacher9s way of thinking about the racial question.pt_BR
dc.identifier.urihttps://dspace.sti.ufcg.edu.br/handle/riufcg/42693-
dc.date.accessioned2025-08-08T14:13:29Z-
dc.date.available2025-08-08-
dc.date.available2025-08-08T14:13:29Z-
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subjectComunidade Quilombola Mussuca - Laranjeiras - SEpt_BR
dc.subjectLaranjeiras - SE - Comunidade Quilombola Mussucapt_BR
dc.subjectQuestões raciaispt_BR
dc.subjectFormação de educadorespt_BR
dc.subjectEducação escolar quilombolapt_BR
dc.subjectPesquisa açãopt_BR
dc.subjectEducação das relações étnico-racialpt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectQuilombolaspt_BR
dc.subjectDissertação - Universidade Federal de Sergipept_BR
dc.subjectMulheres quilombolaspt_BR
dc.subjectUniversidade Federal de Sergipe - Dissertaçãopt_BR
dc.subjectMussuca Quilombola Community - Laranjeiras - SEpt_BR
dc.subjectLaranjeiras - SE - Mussuca Quilombola Communitypt_BR
dc.subjectRacial Issuespt_BR
dc.subjectEducator Trainingpt_BR
dc.subjectQuilombola School Educationpt_BR
dc.subjectAction Researchpt_BR
dc.subjectEducation on Ethnic-Racial Relationspt_BR
dc.subjectTeacher Trainingpt_BR
dc.subjectQuilombolaspt_BR
dc.subjectDissertation - Federal University of Sergipept_BR
dc.subjectQuilombola Womenpt_BR
dc.subjectFederal University of Sergipe - Dissertationpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSILVA, Danielle Lima.-
dc.publisherUNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPEpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeRacial issues in the training of educators in the Mussuca Quilombola community: the experience of action research in the construction of knowledge.pt_BR
dc.relationhttps://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/12769-
dc.identifier.citationSILVA, Danielle Lima. Questões raciais na formação dos educadores da Comunidade Quilombola Mussuca: a experiência da pesquisa ação na construção do conhecimento. 2016. 125f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação. Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão - SE - Brasil, 2019.pt_BR
Appears in Collections:3 Região Nordeste do Brasil - Dissertações Educação - Mapa Mulheres Quilombolas nas Ciências

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DANIELLE LIMA SILVA - DISSERTAÇÃO NORDESTE UFSE 3 PPG EDUCAÇÃO 2016.pdfDanielle Lima Silva -Dissertação Nordeste UFSE 3 PPG Educação 20161.33 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.