Please use this identifier to cite or link to this item: https://dspace.sti.ufcg.edu.br/handle/riufcg/42684
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDSILVA, H. S.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3182893332900285pt_BR
dc.contributor.advisor1SALLES, Sandro Guimarães de.-
dc.contributor.advisor1IDSALLES, S. G.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4191320222049403pt_BR
dc.contributor.referee1SILVA, Janssen Felipe da.-
dc.contributor.referee1IDSILVA, J. F.pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7400508587983938pt_BR
dc.contributor.referee2ARRUTI, José Maurício Paiva Andion.-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0002-7281-1158pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5528125458118360pt_BR
dc.contributor.referee3ALENCAR, Maria Fernanda dos Santos.-
dc.contributor.referee3IDhttps://orcid.org/0000-0003-1140-3246pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/5535666132266910pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho versa sobre os desafios e tensões presentes na formação identitária dos professores e professoras quilombolas. A pesquisa consistiu em uma etnografia do cotidiano escolar, realizada no quilombo do Serrote do Gado Brabo, município de São Bento do Una, tendo as professoras e moradores(as) da comunidade como interlocutores do estudo. A partir da etnografia realizada, identificamos a emergência de questões socioeconômicas, que adentram ao cotidiano escolar e têm implicações diretas no trabalho docente. A ausência de formações específicas também se mostra um desafio substancial no que diz respeito a um projeto de educação diferenciada em nosso campo de estudo. Identificamos ainda que, em certa medida, as próprias dificuldades inerentes à trajetória de vida das professoras interferem na construção dessa identidade docente diferenciada. A despeito das dificuldades observadas, concluímos pela importância das professoras locais atuando na escola da comunidade, uma vez que a identidade étnica e as potencialidades do ser quilombola são fortalecidas junto aos estudantes e demais moradores do quilombo, o que também favorece a sensibilização quanto à educação diferenciada.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO CONTEMPORÂNEApt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.subject.cnpqEducação.pt_BR
dc.titleProfessoras quilombolas no agreste pernambucano: desafios e tensões de uma identidade em construção.pt_BR
dc.date.issued2018-
dc.description.abstractThe present work treats with the challenges and tensions present in the identity formation of teachers quilombola. The research consisted of an ethnography of daily school life, held in the quilombo of Serrote do Gado Brabo, in the municipality of São Bento do Una, with teachers and community residents as interlocutors of the study. Based on the ethnography carried out, we identified the emergence of socioeconomic issues, which enter daily school life and have direct implications on teaching work. The absence of specific formations also presents a substantial challenge with regard to a differentiated education project in our field of study. We also identify that, to a certain extent, the inherent difficulties inherent to the teachers' life trajectory interfere in the construction of this differentiated teaching identity. Despite the difficulties observed, we conclude by the importance of local teachers acting in the community school, since the ethnic identity and the potential of the quilombola being are strengthened with the students and other residents of the quilombo, which also favors the education sensitization differentiated.pt_BR
dc.identifier.urihttps://dspace.sti.ufcg.edu.br/handle/riufcg/42684-
dc.date.accessioned2025-08-07T22:29:15Z-
dc.date.available2025-08-07-
dc.date.available2025-08-07T22:29:15Z-
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subjectProfessoras quilombolaspt_BR
dc.subjectQuilombolas professoraspt_BR
dc.subjectMulheres quilombolas professoraspt_BR
dc.subjectEducação escolar quilombolapt_BR
dc.subjectAgreste de Pernambuco - professoras quilombolaspt_BR
dc.subjectIdentidades - professoras quilombolaspt_BR
dc.subjectSão Bento do Una - PE - quilombolaspt_BR
dc.subjectNegros - educaçãopt_BR
dc.subjectGrupos étnicospt_BR
dc.subjectDissertação - Universidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.subjectUniversidade Federal de Pernambuco - Dissertaçãopt_BR
dc.subjectQuilombos - Pernambucopt_BR
dc.subjectEducação quilombolapt_BR
dc.subjectEtnografia do cotidiano escolarpt_BR
dc.subjectQuilombo do Serrote do Gado Bravo - São Bento do Una - PEpt_BR
dc.subjectQuilombola teacherspt_BR
dc.subjectQuilombola women teacherspt_BR
dc.subjectQuilombola school educationpt_BR
dc.subjectAgreste region of Pernambuco - quilombola teacherspt_BR
dc.subjectIdentities - quilombola teacherspt_BR
dc.subjectBlack people - educationpt_BR
dc.subjectEthnic groupspt_BR
dc.subjectDissertation - Federal University of Pernambucopt_BR
dc.subjectFederal University of Pernambuco - Dissertationpt_BR
dc.subjectQuilombola educationpt_BR
dc.subjectEthnography of daily school lifept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSILVA, Halda Simões.-
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeQuilombola teachers in the Pernambuco countryside: challenges and tensions of an identity under construction.pt_BR
dc.relationhttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/31969-
dc.identifier.citationSILVA, Halda Simões. Professoras quilombolas no Agreste Pernambucano: desafios e tensões de uma identidade em construção. 2018. 198f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação Contemporânea. Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru - PE - Brasil, 2018. Disponível em: https://dspace.sti.ufcg.edu.br/handle/riufcg/42684pt_BR
Appears in Collections:3 Região Nordeste do Brasil - Dissertações Educação - Mapa Mulheres Quilombolas nas Ciências

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
HALDA SIMÕES SILVA - DISSERTAÇÃO NORDESTE UFPE 3 PPG EDUCAÇÃO 2018 (1).pdfHalda Simões Silva. - Dissertação Nordeste UFPE 3 PPG Educação 20181.84 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.