Please use this identifier to cite or link to this item: https://dspace.sti.ufcg.edu.br/handle/riufcg/42629
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDMOREIRA, M. S.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9497624265433905pt_BR
dc.contributor.advisor1Boakari, Francis Musa.-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0002-5786-2387pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8595766452722585pt_BR
dc.contributor.referee1BRITO, Antonia Edna.-
dc.contributor.referee1IDBRITO, A. E.pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6330565088532183pt_BR
dc.contributor.referee2SILVA, Maria do Socorro Borges da.-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0003-1502-1341pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8051399300847942pt_BR
dc.contributor.referee3MIRANDA, José da Cruz Bispo de.-
dc.contributor.referee3IDMIRANDA, J. C. B.pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/7266128518981253pt_BR
dc.contributor.referee4SILVA , Robson Carlos da.-
dc.contributor.referee4IDSILVA, R. C.pt_BR
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/9447533999103310pt_BR
dc.description.resumoEntende-se que as relações de ensino-aprendizagem envolvendo professoras e alunos/as acontecem de diversas maneiras nas práticas pedagógicas escolares, na comunidade, nas trocas de afetos, nos ambientes educativos, e, também, nos desrespeitos, negligências e outros comportamentos que influenciam as atividades do ensino desenvolvidas pelas/os profissionais da educação escolar, as quais resultam na esperada aprendizagem das/os alunas/os. Nesse sentido, considerou-se de importância social estudar este problema visando entender como as relações de ensino-aprendizagem desenvolvidas pelas professoras e alunos/as afrodescendentes do Quilombo Mimbó, Amarante, Piauí, influenciaram nas atividades desenvolvidas no cotidiano escolar, e algumas consequências destas relações. Realizou-se um estudo de caso, com abordagem qualitativa, tendo como meios mais viáveis para acessar as informações, observações participantes nas salas de aula e nos espaços escolares, como também, diálogos em rodas de conversa com as professoras, enquanto se utilizava um diário de campo. Nessas atividades, foram tomados todos os cuidados com a saúde das pessoas envolvidas, devido à situação atual da pandemia da Covid-19, respeitando os protocolos estabelecidos pelo Ministério da Saúde. A pesquisa baseou-se também, nas leituras de trabalhos de pesquisadoras/es como Abreu (2014), Batista (2013), Boakari (2007, 2013, 2021), Brandão (2010), Cunha Junior (2005, 2008, 2012), Dayrell (1996), Fonseca (2001), Freire (1987,1992), Gomes (2008a), Gomes (2005b, 2012b, 2013b) Machado (2008, 2015), Moura (1991) Mununga (2005), Nascimento (1970), Santos (2010, 2020), Silva (2017a, 2020a, 2021a) e Silva (2005b, 2012b). Com este estudo, evidenciaram que existem relações mútuas de ensino e aprendizagem na Escola Pedro Rabelo da Paixão, onde os alunos/as quilombolas ensinam suas professoras e não só aprendem os conteúdos escolares necessários, mas compartilham outros conhecimentos existentes entre escola/comunidade. Ao mesmo tempo, as professoras, também, ensinam e aprendem com os/as alunos/as.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO ( UFPI)pt_BR
dc.publisher.initialsUFPIpt_BR
dc.subject.cnpqEducação.pt_BR
dc.titleRelações de ensino-aprendizagem: professoras e alunos/as da Escola Pedro Rabelo da Paixão, Quilombo Mimbó, Piauí.pt_BR
dc.date.issued2023-
dc.description.abstractIt is understood that the teaching-learning relationships involving teachers and children happen in different ways in school pedagogical practices, in the community, in exchanges of affection, in educational environments, and also in disrespect, negligence and other behaviors that influence activities. of teaching developed by school education professionals, which result in the expected learning of students. In this sense, it was considered of social importance to study this problem in order to understand how the teaching-learning relationships developed by the teachers and Afro-descendant children from Quilombo Mimbó, Amarante, Piauí, influenced the activities developed in the school routine, and some consequences of these connections. A case study was carried out, with a qualitative approach, having as the most viable means of accessing information, participant observations in classrooms and school spaces, as well as dialogues in conversation circles with the teachers, while using a diary field. In these activities, all care was taken with the health of the people involved, due to the current situation of the Covid-19 pandemic, respecting the protocols established by the Ministry of Health. The research was also based on the readings of works by researchers such as Abreu (2014), Batista (2013), Boakari (2007, 2013, 2021), Brandão (2010), Cunha Junior (2005, 2008, 2012), Dayrell (1996), Fonseca (2001), Freire (1987,1992), Gomes (2008a), Gomes (2005b, 2012b, 2013b) Machado (2008, 2015), Moura (1991) Mununga (2005), Nascimento (1970) , Santos (2010, 2020), Silva (2017a, 2020a, 2021a) and Silva (2005b, 2012b). With this study, they showed that there are mutual teaching and learning relationships at the Pedro Rabelo da Paixão School, where Quilombola children teach their teachers and learn the necessary school contents. At the same time, the teachers also teach and learn with the children.pt_BR
dc.identifier.urihttps://dspace.sti.ufcg.edu.br/handle/riufcg/42629-
dc.date.accessioned2025-07-29T19:56:57Z-
dc.date.available2025-07-29-
dc.date.available2025-07-29T19:56:57Z-
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subjectQuilombo Mimbó - Piauípt_BR
dc.subjectRelações de ensino aprendizagempt_BR
dc.subjectUniversidade Federal do Piauí - Dissertaçãopt_BR
dc.subjectEscola Pedro Rabelo da Paixão - Quilombo Mimbó - PIpt_BR
dc.subjectEducação escolar quilombolapt_BR
dc.subjectRelação professor-alunopt_BR
dc.subjectAmarante - PI - Quilombo Mimbópt_BR
dc.subjectEstudo de casopt_BR
dc.subjectPandemia de Covid-19 - Quilombo Mimbó - PIpt_BR
dc.subjectSemiárido quilombolapt_BR
dc.subjectProfessoras quilombolaspt_BR
dc.subjectMulheres quilombolaspt_BR
dc.subjectTeaching-learning relationshipspt_BR
dc.subjectFederal University of Piauí - Dissertationpt_BR
dc.subjectPedro Rabelo da Paixão School - Quilombo Mimbó - PIpt_BR
dc.subjectQuilombola school educationpt_BR
dc.subjectTeacher-student relationshipspt_BR
dc.subjectAmarante - PI - Quilombo Mimbópt_BR
dc.subjectCase studypt_BR
dc.subjectCovid-19 pandemic - Quilombo Mimbó - PIpt_BR
dc.subjectSemi-arid quilombolapt_BR
dc.subjectQuilombola teacherspt_BR
dc.subjectQuilombola womenpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorMOREIRA, Marcieva da Silva.-
dc.publisherUniversidade Federal do Piauípt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeTeaching-learning relations: teachers and students of the Pedro Rabelo da Paixão School, Quilombo Mimbó, Piauí.pt_BR
dc.relationhttp://repositorio.ufpi.br:8080/handle/123456789/3932-
dc.identifier.citationMOREIRA, Marcieva da Silva. Relações de ensino-aprendizagem: professoras e alunos/as da Escola Pedro Rabelo da Paixão, Quilombo Mimbó, Piauí. 2023. 163f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação. Universidade Federal do Piauí, Teresina - PI - Brasil, 2023.pt_BR
Appears in Collections:3 Região Nordeste do Brasil - Dissertações Educação - Mapa Mulheres Quilombolas nas Ciências

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MARCIEVA DA SILVA MOREIRA - DISSERTAÇÃO NORDESTE UFPI 3 PPG EDUCAÇÃO 2023.pdfMarcieva da Silva Moreira -Dissertação Nordeste UFPI 3 PPG EDUCAÇÃO 20234.9 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.