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dc.creator.IDOLIVEIRA, A. D. B.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0078892633874056pt_BR
dc.contributor.advisor1LIMA, Antonio Marcus Nogueira.-
dc.contributor.advisor1IDLIMA, A. M. N.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2237395961717699pt_BR
dc.contributor.advisor2LIMA, Rafael Bezerra Correia.-
dc.contributor.advisor2IDLIMA, R. B. C.pt_BR
dc.contributor.advisor2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3372942686315175pt_BR
dc.contributor.referee1OLIVEIRA, Alexandre Cunha.-
dc.contributor.referee2Luiz, Saulo Oliveira Dornellas.-
dc.description.resumoEste trabalho tem como objetivo aperfeiçoar o modelo do aeropêndulo, melhorando a descrição da força de propulsão e a aquisição de dados e o desempenho em malha-fechada. Foi proposto um esquema de aquisição de baixo nível usando um Arduino Mega que captura dados relativos ao atuador previamente negligenciadas. Usando os parâmetros estimados, desenvolveu-se um modelo de simulação e aplicou-se algoritmos de identificação estado-daarte para refinar o comportamento aerodinâmico da planta. Também avaliou-se diferentes abordagens de controle por realimentação com níveis graduais de refinamento. No que diz respeito ao refinamento do modelo, a dinâmica prevista para os dados simulados utilizando o algoritmo de identificação esparsa apresentou um MSE (Mean Squared Error) da ordem de 1 × 10−10 comparado ao conjunto de teste em exemplos simulados. O desempenho do sistema em malha fechada indica que a estratégia de linearização por realimentação é a abordagem mais adequada devido à quase constante força de propulsão e comportamento linear da plantapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Engenharia Elétrica e Informática - CEEIpt_BR
dc.publisher.programPÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA ELÉTRICApt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEngenharia Elétricapt_BR
dc.titleFeedback control of an aeropendulum based on a data-driven dynamic modelpt_BR
dc.date.issued2023-10-26-
dc.description.abstractThis work aims to refine the aeropendulum model by improving the thrust force description and data acquisition, looking for a better closed-loop response. We propose a low-level acquisition scheme that captures previously neglected electrical quantities using an Arduino Mega. Using the parameters estimated, we develop a simulation model and apply stateof- the-art data-driven identification algorithms to refine the aerodynamic behavior of the plant. We also assess different control approaches with gradual levels of refinement regarding the actuator. Concerning the model refinement, the predicted dynamics for simulated data using the sparse identification algorithm exhibited an MSE (Mean Squared Error) on the order of 10 × 10−10 regarding the dynamics compared to the test set in simulated examples. The system performance in closed-loop indicates that the feedback linearization strategy is the most suitable approach due to the almost constant thrust generation and linear behavior.pt_BR
dc.identifier.urihttps://dspace.sti.ufcg.edu.br/handle/riufcg/42527-
dc.date.accessioned2025-07-22T12:46:29Z-
dc.date.available2025-07-22-
dc.date.available2025-07-22T12:46:29Z-
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subjectCascade controlpt_BR
dc.subjectFeedback linearizationpt_BR
dc.subjectFeedback controlpt_BR
dc.subjectSparse identificationpt_BR
dc.subjectParameter estimationpt_BR
dc.subjectData acquisitionpt_BR
dc.subjectModel refinementpt_BR
dc.subjectControle em cascatapt_BR
dc.subjectLinearização por realimentaçãopt_BR
dc.subjectControle por realimentaçãopt_BR
dc.subjectIdentificação esparsapt_BR
dc.subjectEstimação de parâmetrospt_BR
dc.subjectAquisição de dadospt_BR
dc.subjectRefinamento de modelospt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorOLIVEIRA, Arthur Dimitri Brito.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeControle de feedback de um aeropêndulo baseado em um modelo dinâmico orientado a dadospt_BR
dc.description.sponsorshipCapespt_BR
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Arthur Dimitri Brito. Feedback control of an aeropendulum based on a data-driven dynamic model. 2023. 91 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) – Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica, Centro de Ciências e Tecnologia, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2023.pt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Engenharia Elétrica.

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ARTHUR DIMITRI BRITO OLIVEIRA - DISSERTAÇÃO - (PPGEE) 2023.pdf25.75 MBAdobe PDFView/Open


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