Please use this identifier to cite or link to this item:
https://dspace.sti.ufcg.edu.br/handle/riufcg/36187
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator.ID | PEDROSA, L. B. | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/4563714331384709 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | LOPES, Wiama de Jesus Freitas. | - |
dc.contributor.advisor1ID | LOPES, Wiama de Jesus Freitas. | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5222750643490502 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | AMARAL, Maria Gerlaine Belchior. | - |
dc.contributor.referee1ID | Pâmella Tamires Avelino de. | pt_BR |
dc.contributor.referee1Lattes | SOUSA | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente trabalho tem o objetivo de analisar desafios e potencialidades da coordenação pedagógica para a atuação docente em escolas públicas. Diante disso, se faz necessário questionar por quais desafios e potencialidades a coordenação pedagógica pode ser articulada às práticas docentes na escola pública? Entende-se nesta produção que a coordenação pedagógica é estratégica para articulações de ações coletivas na unidade escolar e, para isso, é indispensável conhecer suas atribuições e competências diante das demandas sociais e políticas pelas quais a escola é desafiada. Quanto à metodologia aplicada, escolheu-se fazer uma pesquisa bibliográfica, de natureza básica qualitativa em que o processo de sistematização aconteceu a partir da análise de conteúdo ante ao estudo exploratório para com o tratamento de dados quanto às categorias e o referencial teórico. As categorias de análises que estruturaram este estudo foram: Coordenação Pedagógica em Franco (2016), Atuação Docente em Placco e Souza (2012), Escola Pública em Paro (2010) e em Almeida (2012) quanto à de relações interpessoais em atuação docente, entendendo que as categorias balizam discussões que se consensualizaram como relevantes na área temática da coordenação pedagógica. Com isso, a produção trata de temáticas como: as atribuições e atividades desempenhadas pelo profissional responsável da coordenação pedagógica; as ações, relações cotidianas da coordenação pedagógica ante à atuação docente em escolas públicas e os desafios e as potencialidades das atividades desempenhadas por profissionais desse segmento de coordenação de processos educativos. Sendo assim, os principais resultados da pesquisa envidada é que há desafios estruturais a serem superados para a efetivação das atribuições do profissional de coordenação pedagógica, principalmente, relativos à identidade profissional, mas compreender que sua principal potencialidade é a de contribuir com a articulação, formação e transformação da atuação docente ante a qualificação dos processos de ensinar e aprender ante à vivência da função social da escola. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Centro de Formação de Professores - CFP | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFCG | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Educação. | pt_BR |
dc.title | Desafios e potencialidades da coordenação pedagógica para a atuação docente nos anos iniciais. | pt_BR |
dc.date.issued | 2023-11-23 | - |
dc.identifier.uri | https://dspace.sti.ufcg.edu.br/handle/riufcg/36187 | - |
dc.date.accessioned | 2024-06-19T18:25:56Z | - |
dc.date.available | 2024-06-19 | - |
dc.date.available | 2024-06-19T18:25:56Z | - |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.subject | Coordenação pedagógica | pt_BR |
dc.subject | Atuação docente | pt_BR |
dc.subject | Escola pública | pt_BR |
dc.subject | Pedagogical coordination | pt_BR |
dc.subject | Teaching activity | pt_BR |
dc.subject | Public school | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.creator | PEDROSA, Larisse Batista. | - |
dc.publisher | Universidade Federal de Campina Grande | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.title.alternative | Challenges and potentialities of pedagogical coordination for teaching in the initial years. | pt_BR |
dc.identifier.citation | PEDROSA, Larisse Batista. Desafios e potencialidades da coordenação pedagógica para a atuação docente nos anos iniciais. 2023. 22f. Artigo Monográfico (Especialização em Formação Docente para a Educação Básica) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2023. | pt_BR |
Appears in Collections: | Especialização em Formação Docente para a Educação Básica - Artigos |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
LARISSE BATISTA PEDROSA. ARTIGO ESPECIALIZAÇÃO EM FORMAÇÃO DOCENTE PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA. CFP 2023.pdf | Larisse Batista Pedrosa. Artigo Especialização em Formação Docente para a Educação Básica. CFP 2023. | 612.16 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.