Please use this identifier to cite or link to this item: https://dspace.sti.ufcg.edu.br/jspui/handle/riufcg/42661
Title: O esvaziamento da abordagem sobre o território no livro didático do novo ensino médio: uma análise comparativa de volumes aprovados antes e depois da reforma do ensino médio.
Other Titles: The emptying of the approach to territory in the new secondary school textbook: a comparative analysis of volumes approved before and after the secondary school reform.
???metadata.dc.creator???: SÁ, Jonatha Iuri Macena de.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: ALVES, Cícera Cecília Esmeraldo.
???metadata.dc.contributor.referee1???: SOUSA, Raimunda Aurília Ferreira de.
???metadata.dc.contributor.referee2???: PESSOA, Rodrigo Bezerra de.
Keywords: Geografia - ensino médio;Território - conceito;Livro didático de geografia;Novo ensino médio;Educação básica - práticas neoliberais;Programa Nacional do Livro e do Material Didático;Geography - high school;Territory - concept;Geography textbook;New high school;Basic education - neoliberal practices;National Book and Teaching Material Program
Issue Date: 15-Apr-2025
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: SÁ, Jonatha Iuri Macena de. O esvaziamento da abordagem sobre o território no livro didático do novo ensino médio: uma análise comparativa de volumes aprovados antes e depois da reforma do ensino médio. 2025. 66f. Monografia (Licenciatura em Física) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2025.
???metadata.dc.description.resumo???: A Reforma do Ensino Médio, em sua versão inicial, implementado em 2017 pela Lei N.º 13.415, em consonância com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), impuseram uma inflexão na educação básica no Brasil, principalmente pela mudança na configuração curricular de disciplinas socialmente relevantes. Ao entrar em vigor, o Novo Ensino Médio (NEM) desestruturou as disciplinas de cunho crítico-social, na qual perderam espaço no currículo obrigatório e foram aglutinadas em grandes áreas do conhecimento, afetando diretamente na abordagem dos conteúdos disciplinares instrumentalizados de forma genérica nos livros didáticos. A Geografia, enquanto disciplina escolar, sofreu forte impacto no que tange a abordagem dos saberes, categorias e princípios geográficos presentes nos livros didáticos do NEM, em que os saberes geográficos foram amalgamados e pulverizados em livros didáticos na área das “Ciências Humanas e Sociais Aplicadas”, englobando também as disciplinas de História, Sociologia e Filosofia. Nesse contexto de mudanças, o presente trabalho de conclusão de curso tem como objetivo geral analisar o processo de esvaziamento da abordagem sobre o conceito de território nos livros didáticos do NEM, por meio de uma comparação entre dois volumes de duas coleções aprovadas no PNLD de 2018 e no PNLD de 2021, identificando as principais mudanças na abordagem conceitual à luz das transformações promovidas pelo NEM e BNCC. Em relação ao percurso metodológico, a pesquisa, de abordagem qualitativa, foi dividida em três etapas, sendo elas: a) Pesquisa bibliográfica com vistas a caracterizar o conceito de território em diferentes perspectivas, de forma a entender a sua contextualização histórica enquanto conceito-chave na Geografia; b) Pesquisa documental, objetivando investigar as mudanças estruturais causadas pelo NEM e pela BNCC nos livros didáticos de Geografia e c) Análise comparativa de dois volumes de duas coleções de livros didáticos, tanto do PNLD de 2018, quanto do PNLD de 2021, com base em critérios pré-estabelecidos utilizados através da Análise de Conteúdo (AC) de Bardin (1977). Como resultados, constatamos que o livro didático anterior ao NEM, apresenta o território de maneira mais consistente, abordando aspectos desde a origem do conceito de território, até a sua correlação com outros conceitos geográficos, diferentemente do livro didático posterior a reforma, em que observamos uma ausência na abordagem conceitual do território, além de uma falta de concepções a partir das diferentes escalas geográficas. Por fim, cabe salientar a partir da análise comparativa, que após a implementação do NEM e da modificação da estrutura dos livros didáticos através do PNLD de 2021, os conceitos geográficos foram superficialidades, principalmente o conceito de território que foi esvaziado em comparação ao volume anterior ao NEM, refletindo um dos impactos dessa reforma.
Abstract: The High School Reform, in its initial version, implemented in 2017 by Law No. 13.415, in accordance with the National Common Curricular Base (BNCC), imposed a significant inflection on basic education in Brazil, mainly due to changes in the curricular configuration of socially relevant subjects. With its enforcement, the New High School (NEM) disrupted subjects with a critical-social approach, reducing their presence in the mandatory curriculum and grouping them into broad areas of knowledge. This restructuring directly affected the way disciplinary content was addressed in textbooks, where subjects were treated in a more generic and instrumentalized manner. Geography, as a school subject, was significantly impacted in terms of the treatment of its knowledge, categories, and geographic principles in NEM textbooks. Geographic knowledge was merged and diluted within the textbooks of the “Human and Applied Social Sciences” area, which also includes History, Sociology, and Philosophy. In this context of changes, this undergraduate thesis aims to analyze the process of emptying the approach to the concept of territory in NEM textbooks. This is done through a comparison between two volumes from two collections approved in the 2018 and 2021 PNLD (National Textbook Program), identifying the main changes in conceptual treatment in light of the transformations promoted by the NEM and the BNCC. Regarding the methodological approach, this qualitative research was divided into three stages: a literature review to characterize the concept of territory from different perspectives, aiming to understand its historical contextualization as a key concept in Geography; a documentary research to investigate the structural changes caused by the NEM and the BNCC in Geography textbooks; and a comparative analysis of two volumes from two textbook collections—one from the 2018 PNLD and the other from the 2021 PNLD—based on pre-established criteria using Bardin’s (1977) Content Analysis methodology. As a result, we found that the textbook prior to the NEM presents the concept of territory in a more consistent manner, covering aspects from its origin to its correlation with other geographic concepts. In contrast, the textbook published after the reform shows a lack of conceptual discussion on territory, as well as an absence of perspectives considering different geographic scales. Finally, the comparative analysis highlights that, after the implementation of the NEM and the modification of textbook structures in the 2021 PNLD, geographic concepts were treated in a more superficial way—especially the concept of territory, which was significantly emptied compared to the previous volume. This reflects one of the impacts of this educational reform.
Keywords: Geografia - ensino médio
Território - conceito
Livro didático de geografia
Novo ensino médio
Educação básica - práticas neoliberais
Programa Nacional do Livro e do Material Didático
Geography - high school
Territory - concept
Geography textbook
New high school
Basic education - neoliberal practices
National Book and Teaching Material Program
???metadata.dc.subject.cnpq???: Geografia.
URI: https://dspace.sti.ufcg.edu.br/jspui/handle/riufcg/42661
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Geografia - CFP - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JONATHA IURI MACENA DE SÁ . MONOGRAFIA GEOGRAFIA. CFP 2025.pdfJonatha Iuri Macena de Sá. Monografia Geografia. CFP 2025. 5.08 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.