Please use this identifier to cite or link to this item:
https://dspace.sti.ufcg.edu.br/jspui/handle/riufcg/42657
Title: | Recontextualizações dos princípios da educação escolar do campo, indígena e quilombola nas fotografias dos livros didáticos: disputas entre visualidades colonial e transgressor. |
Other Titles: | Recontextualizations of the principles of rural, indigenous and quilombola school education in textbook photographs: disputes between colonial and transgressive visualities. |
???metadata.dc.creator???: | SANTOS, Aline Renata dos. |
???metadata.dc.contributor.advisor1???: | SILVA, Janssen Felipe da. |
???metadata.dc.contributor.referee1???: | Tenório, Rosângela. |
???metadata.dc.contributor.referee2???: | REIS , Maria da Conceição dos. |
???metadata.dc.contributor.referee3???: | TORRES, Denise Xavier. |
???metadata.dc.contributor.referee4???: | SARTORE, Anna Rita. |
???metadata.dc.contributor.referee5???: | FRANCO, Maria Joselma do Nascimento. |
Keywords: | Educação escolar no campo;Educação escolar indígena;Educação escolar quilombola;Livros didáticos;Fotografias em livros didáticos - análise;Estudos pós-coloniais;Feminismo latino-americano descolonial;Currículo - educação escolar do campo, indígena e quilombola;Políticas curriculares;Análise de conteúdo - Bardin;Semiótica Peirceana;Desracialização;Descolonização;Despatriarcalização;Povos do campo;Povos indígenas - fotografias - livros didáticos;Quilombolas - fotografias - livro didáticos;Povos quilombolas - fotografias;Iconografia;Mulheres negras;Mulheres indígenas;Mulheres quilombolas;Tese - Universidade Federal de Pernambuco;Universidade Federal de Pernambuco - Tese;Rural School Education;Indigenous School Education;Quilombola School Education;Textbooks;Photographs in Textbooks - Analysis;Postcolonial Studies;Decolonial Latin American Feminism;Curriculum - Rural, Indigenous, and Quilombola School Education;Curriculum Policies;Peircean Semiotics;Deracialization;Decolonization;Depatriarchalization;Rural Peoples;Indigenous Peoples - Photographs - Textbooks;Quilombolas - Photographs - Textbooks;Quilombola Peoples - Photographs;Iconography;Black Women;Indigenous Women;Quilombola Women;Thesis - Federal University of Pernambuco;Federal University of Pernambuco - Thesis |
Issue Date: | 2022 |
Publisher: | UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO CENTRO DE EDUCAÇÃO |
Citation: | SANTOS, Aline Renata dos. Recontextualizações dos princípios da educação escolar do campo, indígena e quilombola nas fotografias dos livros didáticos: disputas entre visualidades colonial e transgressor. 2022. 434f. Tese (Doutorado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Pernambuco, Recife - PE - Brasil, 2022. |
???metadata.dc.description.resumo???: | Esta tese apresenta os resultados da pesquisa de doutorado que tratou das recontextualizações dos princípios da Educação Escolar do Campo, Indígena e Quilombola nas fotografias e nos contextos dos Livros Didáticos (LD) – Manuais dos Professores do PNLD 2019 e teve como Abordagem Teórica o diálogo entre os Estudos Pós-coloniais e o Feminismo Latino-americano Descolonial. Pressupomos que os princípios da Educação Escolar do Campo, Indígena e Quilombola nas fotografias e em seus contextos são reinterpretados por meio de recontextualizações híbridas (LOPES, 2005), na tensão entre colonialidade/descolonização, patriarcado/despatriarcalização e racismo/desracialização na manutenção da visualidade colonial e na inserção de visualidades transgressoras outras. Nessa arena de disputas, concebemos que as fotografias são constituídas por modos de significação que buscam apresentar uma dada realidade como real, podendo reforçar relações de poder desiguais como naturais. Nesse sentido, os LD, enquanto tradutores das políticas curriculares nacionais, principalmente, a BNCC, assumem uma função importante como um dos fios que contribuem para a manutenção do tecido colonial, via colonialidade. No intuito de responder ao problema da pesquisa construímos o seguinte objetivo geral: compreender como são recontextualizados os princípios da Educação escolar do Campo, Indígena e Quilombola nas fotografias e em seus contextos dos LD – Manuais dos Professores. Para responder a esse objetivo, delimitamos os seguintes objetivos específicos: a) identificar e caracterizar as políticas curriculares direcionadas à Educação Escolar dos povos do campo, indígena e quilombola; b) identificar e caracterizar os princípios da Educação Escolar do Campo, Indígena e Quilombola; c) caracterizar as coleções didáticas eleitas do PNLD 2019 e d) Identificar e caracterizar as fotografias e seus contextos que indicam recontextualizações dos princípios da Educação Escolar do Campo, Indígena e Quilombola. Na busca por responder a esses objetivos, adotamos como procedimentos teórico-metodológicos a pesquisa documental, a Análise de Conteúdo via Análise Temática (BARDIN, 2011; VALA, 1990) e elementos da semiótica Peirceana (2005). Os resultados apontaram as disputas políticas, epistêmicas e sociais entorno dos conteúdos-conhecimentos que serão parte dos LD. A recontextualização dos princípios da Educação Escolar do Campo, Indígena e Quilombola aproximam-se da interculturalidade funcional reforçando o sistema de dominação patriarcal-racista-capitalista-colonial-moderno por meio da política de identidade. Percebemos que as recontextualizações não ocorrem unicamente com esse fim, mas também acontece por meio de hibridismos tensionadas por movimentos que se aproximam da interculturalidade crítica imbricada à identidade em política, gestando pensamentos de fronteira. Nessa esteira, identificamos indícios de despatriarcalização, desracialização, descolonização tanto nas fotografias, gestando visualidades transgressoras, quanto nas orientações voltadas aos professores nos LD. |
Abstract: | This thesis presents the results of the doctoral research that dealt with the recontextualizations in the photographs and in the contexts of the Textbooks (LD) - Teachers' Manuals of PNLD 2019 and had as theoretical approach the dialogue between Postcolonial Studies and Latin American Decolonial Feminism. We assume that the principles of Rural, Indigenous and Quilombola School Education in the photographs and in their contexts are reinterpreted through hybrid recontextualizations (LOPES, 2005), in the tension between coloniality/decolonization, patriarchy/unpatriarchy and racism/dracialization in the maintenance of colonial visuality and in the insertion of other transgressive visualities. In this arena of disputes, we conceive that photographs are constituted by modes of signification that seek to present a given reality as real, and may reinforce unequal power relations as natural. In this sense, the LD, as translators of national curriculum policies, especially the BNCC, assume an important role as one of the threads that contribute to the maintenance of the colonial fabric, via coloniality. In order to answer the research problem we built the following general objective: to understand how the recontextualization of the principles of Rural, Indigenous and Quilombola Education in the photographs and their contexts of the LD - Teachers' Manuals. To answer this goal, we delimit the following specific objectives: a) identify and characterize the curricular policies directed to the Field, Indigenous, and Quilombola School Education; b) identify and characterize the principles of the Field, Indigenous, and Quilombola School Education; c) characterize the elected teaching collections of the PNLD 2019 and d) identify and characterize the photographs and their contexts that indicate recontextualizations of the principles of the Field, Indigenous, and Quilombola School Education. In the search for answering these objectives, we adopted as theoretical- methodological procedures the documentary research, Content Analysis via Thematic Analysis (BARDIN, 2011; VALA, 1990) and elements of Peircean semiotics (2005). The results pointed out the political, epistemic, and social disputes around the content- knowledge that will be part of the LD. The recontextualization of the principles of Field, Indigenous and Quilombola School Education approaches the functional interculturality reinforcing the system of patriarchal-racist-capitalist-colonial-modern domination through identity politics. We realize that recontextualizations do not occur solely for this purpose, but also happen through hybridisms tensioned by movements that approach critical interculturality imbricated to identity politics, generating border thoughts. In this vein, we identified signs of depatriarchalization, de-racialization, and decolonization both in the photographs, gestating transgressive visualities, and in the guidelines for teachers in the textbooks. |
Keywords: | Educação escolar no campo Educação escolar indígena Educação escolar quilombola Livros didáticos Fotografias em livros didáticos - análise Estudos pós-coloniais Feminismo latino-americano descolonial Currículo - educação escolar do campo, indígena e quilombola Políticas curriculares Análise de conteúdo - Bardin Semiótica Peirceana Desracialização Descolonização Despatriarcalização Povos do campo Povos indígenas - fotografias - livros didáticos Quilombolas - fotografias - livro didáticos Povos quilombolas - fotografias Iconografia Mulheres negras Mulheres indígenas Mulheres quilombolas Tese - Universidade Federal de Pernambuco Universidade Federal de Pernambuco - Tese Rural School Education Indigenous School Education Quilombola School Education Textbooks Photographs in Textbooks - Analysis Postcolonial Studies Decolonial Latin American Feminism Curriculum - Rural, Indigenous, and Quilombola School Education Curriculum Policies Peircean Semiotics Deracialization Decolonization Depatriarchalization Rural Peoples Indigenous Peoples - Photographs - Textbooks Quilombolas - Photographs - Textbooks Quilombola Peoples - Photographs Iconography Black Women Indigenous Women Quilombola Women Thesis - Federal University of Pernambuco Federal University of Pernambuco - Thesis |
???metadata.dc.subject.cnpq???: | Educação. |
URI: | https://dspace.sti.ufcg.edu.br/jspui/handle/riufcg/42657 |
Appears in Collections: | 3 Região Nordeste do Brasil - Teses Educação - Mapa Mulheres Quilombolas nas Ciências |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
ALINE RENATA DOS SANTOS - TESE NORDESTE UFPE 3 PPG EDUCAÇÃO 2022 (1).pdf | Aline Renata dos Santos -Tese Nordeste UFPE 3 PPG Educação 2022 | 7.86 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.