Please use this identifier to cite or link to this item: https://dspace.sti.ufcg.edu.br/jspui/handle/riufcg/42476
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDhttps://orcid.org/0000-0002-3861-5794pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1215455348559234pt_BR
dc.contributor.advisor1ROCHA, Nara Maria Forte Diogo.-
dc.contributor.advisor1IDROCHA, N. M. F. D.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8711220429784748pt_BR
dc.contributor.referee1BOMFIM, Zulmira Aurea Cruz.-
dc.contributor.referee1IDBOMFIM, Z. A. C.pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1210419516945897pt_BR
dc.contributor.referee2FREITAS, Isaurora Cláudia Martins de.-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0001-7185-2057pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3717727283873872pt_BR
dc.description.resumoA construção da identidade étnica se torna resultado constante da experiência cotidiana e da história narrada pelas memórias dos povos quilombolas. Estas memórias coletivas existem graças à continuidade das tradições, passadas de geração em geração por meio de interações sociais e auxiliam as comunidades em suas reivindicações, a fim de obterem a condição de comunidade remanescente de quilombos. Os quilombos partilham da ideia de se pensar o território quilombola como um lugar onde se preserva uma cultura ancestral, que permite que os indivíduos reflitam sobre sua própria condição negra, adquirindo afetos e sentimentos pelo lugar. A presente pesquisa tem por objetivo compreender o papel do território na transmissão intergeracional entre remanescentes quilombolas da Comunidade Carnaúba II, trazendo os seguintes objetivos específicos: identificar os lugares de saber e de diálogo intergeracional que valorizem a história e cultura local da Comunidade Quilombola Carnaúba II; analisar os afetos de jovens e idosos quilombolas envolvidos em processos de diálogo intergeracional; e possibilitar junto à comunidade a criação de um livro como estratégia pedagógica de mediação da intergeracionalidade entre jovens e idosos. Foram elencadas as categorias <ser quilombola= abordando a historicidade, a conquista de território, a cultura e processos educacionais; juventude quilombola e estudos recentes; o processo de intergeracionalidade dentro de comunidades quilombolas, envolvendo o diálogo e o afeto entre jovens e adultos; e por fim a categoria "lugar de saber", construída a partir da Psicologia Ambiental e Psicologia Sócio Histórica composta pelas conceituações em torno de território, diálogos e afetos. Por meio de delineamento qualitativo e pesquisa em Psicologia Ambiental e Sócio Histórica, a coleta de dados foi conduzida através da inserção na comunidade quilombola Carnaúba II, situada na cidade de São Benedito-Ceará; observação participante com construção de diário de campo e aplicação do instrumento gerador dos mapas afetivos. Os participantes foram selecionados seguindo critérios de escolha da vice-presidente da associação, e tinham entre 18 a 88 anos divididos em dois grupos: jovens (até 30 anos) e idosos (a partir de 50). A análise dos dados partiu do diário de campo e dos dados qualitativos dos mapas afetivos. Os resultados demonstraram que apenas metade dos jovens e dos idosos possuem estima positiva que se configura no pertencimento e em sentimentos de participação social e transformadora em torno da comunidade, enquanto a outra metade dos indivíduos demonstraram insegurança ou sentimentos de contrastes em relação à comunidade. Também concluiu que o diálogo intergeracional é a principal forma de transmissão de saberes e que este ocorre em vários pontos da comunidade, independente de estruturas convencionais. Portanto, utilizando-se destes dados, foi possível criar um livro contendo histórias e tradições da comunidade, com fins de oferecer visibilidade à comunidade e valorizar o patrimônio cultural por eles construído.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIApt_BR
dc.publisher.initialsUFCpt_BR
dc.subject.cnpqPsicologia.pt_BR
dc.titleComunidade Quilombola Carnaúba II: um estudo da relação entre afetos e território mediada pelo diálogo intergeracional.pt_BR
dc.date.issued2023-05-31-
dc.description.abstractThe construction of ethnic identity becomes a constant result of daily experience and of the history narrated by the memories of the quilombola peoples. These collective memories exist thanks to the continuity of traditions, passed on from generation to generation through social interactions, and help the communities in their claims, in order to obtain the status of remaining quilombola communities. The quilombos share the idea of thinking of the quilombola territory as a place where an ancestral culture is preserved, which allows individuals to reflect on their own black condition, acquiring affections and feelings for the place. This research aims to understand the role of the territory in the intergenerational transmission between Quilombola remnants of the Carnaúba II Community, bringing the following specific objectives: to identify the places of knowledge and intergenerational dialogue that value the history and local culture of the Quilombola Community Carnaúba II; to analyze the affections of young and elderly quilombola people involved in intergenerational dialogue processes; and to make it possible for the community to create a book as a pedagogical strategy to mediate intergenerationality between young people and the elderly. The categories "to be quilombola" were listed, approaching the historicity, the conquest of territory, culture and educational processes; quilombola youth and recent studies; the intergenerational process within quilombola communities, involving dialogue and affection between youngsters and adults; and finally the category "place of knowledge", built from Environmental Psychology and Socio-Historical Psychology composed by the conceptualizations around territory, dialogues and affections. Through qualitative design and research in Environmental Psychology and Socio-Historical Psychology, the data collection was conducted through the insertion in the quilombola community Carnaúba II, situated in the city of São Benedito-Ceará; participant observation with construction of field diary and application of the affective maps generating instrument. The participants were selected following the criteria of the association's vice-president, and were between 18 and 88 years old, divided into two groups: young people (up to 30 years old) and elderly people (over 50). The data analysis came from the field diary and the qualitative data from the affective maps. The results showed that only half of the young and the elderly have positive esteem that is configured in belonging and in feelings of social and transforming participation around the community, while the other half of the individuals showed insecurity or feelings of contrasts in relation to the community. It also concluded that intergenerational dialogue is the main form of knowledge transmission and that this occurs at various points in the community, independent of conventional structures. Therefore, using this data, it was possible to create a book containing the community's stories and traditions, with the purpose of giving visibility to the community and valuing the cultural heritage they have built.pt_BR
dc.identifier.urihttps://dspace.sti.ufcg.edu.br/jspui/handle/riufcg/42476-
dc.date.accessioned2025-07-16T22:06:45Z-
dc.date.available2025-07-16-
dc.date.available2025-07-16T22:06:45Z-
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subjectComunidade Quilombola Carnaúba II - São Benedito - CEpt_BR
dc.subjectSão Benedito - CE - Comunidade Quilombola Carnaúba IIpt_BR
dc.subjectDiálogo intergeracionalpt_BR
dc.subjectAfetos e territóriopt_BR
dc.subjectIntergeracionalidadept_BR
dc.subjectEstima de lugar e territóriopt_BR
dc.subjectIdentidade étnicapt_BR
dc.subjectQuilombolaspt_BR
dc.subjectTerritório quilombolapt_BR
dc.subjectIdosos quilombolaspt_BR
dc.subjectJovens quilombolaspt_BR
dc.subjectMulheres quilombolaspt_BR
dc.subjectPsicologia ambientalpt_BR
dc.subjectPsicologia sociohistóricapt_BR
dc.subjectMapas afetivos - comunidade quilombolapt_BR
dc.subjectObservação participantept_BR
dc.subjectUniversidade Federal do Ceará - Dissertaçãopt_BR
dc.subjectCarnaúba II Quilombola Community - São Benedito - CEpt_BR
dc.subjectSão Benedito - CE - Carnaúba II Quilombola Communitypt_BR
dc.subjectIntergenerational Dialoguept_BR
dc.subjectAffections and Territorypt_BR
dc.subjectIntergenerationalitypt_BR
dc.subjectEsteem for Place and Territorypt_BR
dc.subjectEthnic Identitypt_BR
dc.subjectQuilombolaspt_BR
dc.subjectQuilombola Territorypt_BR
dc.subjectQuilombola Elderlypt_BR
dc.subjectQuilombola Youthpt_BR
dc.subjectQuilombola Womenpt_BR
dc.subjectEnvironmental Psychologypt_BR
dc.subjectSociohistorical Psychologypt_BR
dc.subjectAffective Maps - Quilombola Communitypt_BR
dc.subjectParticipant Observationpt_BR
dc.subjectFederal University of Ceará - Dissertationpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorMARQUES, Gilsiane Maria Vasconcelos.-
dc.publisherUniversidade Federal do Cearápt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeQuilombola Community Carnaúba II: a study of the relationship between affections and territory mediated by intergenerational dialogue.pt_BR
dc.relationhttp://repositorio.ufc.br/handle/riufc/74281-
dc.identifier.citationMARQUES, Gilsiane Maria Vasconcelos. Comunidade Quilombola Carnaúba II: um estudo da relação entre afetos e território mediada pelo diálogo intergeracional. 2023. 140f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Universidade Federal do Ceará, Sobral - CE - Brasil, 2023.pt_BR
Appears in Collections:3 Região Nordeste do Brasil - Dissertações Psicologia - Mapa Mulheres Quilombolas nas Ciências

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
GILSIANE MARIA VASCONCELOS MARQUES - DISSERTAÇÃO PSICOLOGIA NORDESTE 3 UFC 2023.pdfGilsiane Maria Vasconcelos Marques - Dissertação Psicologia Nordeste 3 UFC 202316.46 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.