Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/32692
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.description.resumoOs e-commerces são de diversos segmentos e portes, são negócios caracterizados pela compra e venda de produtos e serviços através de canais de vendas online, como sites e redes sociais. Parte desses negócios é de microempreendedores que necessitam gerenciar seus custos para obter bons lucros, a fim de crescer e consolidar seus negócios no mercado. Desta forma, o objetivo deste artigo é analisar e demostrar os custos, lucratividade e ponto de equilíbrio, por meio da contabilidade de custos e contabilidade gerencial, com intuito de facilitar o controle e auxiliar na tomada de decisão em uma loja de cosmético capilar, que atua como e-commerce, na modalidade de microempreendedor individual, considerando o período de pandemia do covid-19. A metodologia aplicada é uma pesquisa descritiva exploratória, que relaciona os conceitos básicos da contabilidade de custo e o estudo de caso. Para a análise de contabilidade de custo, foram analisados os produtos vendidos pela loja, os mesmos foram separados em três grupos A, B, C e D . Em seguida classificados e avaliados pelo método de custeio por absorção e custeio variável, fornecendo dados de receita, lucratividade, margem de contribuição e ponto de equilíbrio. Os resultados, indicam que a empresa tem boa lucrativa de 34%, com isso foi possível embasar para tomada de decisão para os novos passos que o microempreendedor pretende.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEngenharia de Produção.pt_BR
dc.citation.issue10pt_BR
dc.titleAnálise de custo em E-commerce: estudo de caso com microempreendedor individual de cosméticos.pt_BR
dc.date.issued2022-
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/32692-
dc.date.accessioned2023-11-07T15:05:58Z-
dc.date.available2023-11-07-
dc.date.available2023-11-07T15:05:58Z-
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.subjectAnálise de custospt_BR
dc.subjectCustos em e-commercept_BR
dc.subjectE-commerce de cosméticospt_BR
dc.subjectMicroempreendedor individual de cosméticospt_BR
dc.subjectCusteio por absorçãopt_BR
dc.subjectCusteio variávelpt_BR
dc.subjectEstudo de casopt_BR
dc.subjectContabilidade de custospt_BR
dc.subjectCosméticos - e-commercept_BR
dc.subjectCost analysispt_BR
dc.subjectE-commerce costspt_BR
dc.subjectCosmetics e-commercept_BR
dc.subjectIndividual cosmetics microentrepreneurpt_BR
dc.subjectAbsorption costingpt_BR
dc.subjectVariable costingpt_BR
dc.subjectCase studypt_BR
dc.subjectCost accountingpt_BR
dc.subjectCosmetics - e-commercept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorLIMA, Elizama Rosa de.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeCost analysis in E-commerce: case study with individual cosmetics microentrepreneur.pt_BR
dc.identifier.citationLIMA, Elizama Rosa de. Análise de custo em E-commerce: estudo de caso com microempreendedor individual de cosméticos. In: X SIMPÓSIO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, 10., 2022. Anais [...]. Rio de Janeiro: UVA, 2022. ISSN: 2318-9258. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/32692pt_BR
Appears in Collections:Anais do Simpósio de Engenharia de Produção SIMEP

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ANÁLISE DE CUSTO EM E-COMMERCE - ESTUDO DE CASO COM MICROEMPREENDEDOR INDIVIDUAL DE COSMÉTICOS - ANAIS X SIMEP ARTIGO 2022.pdfAnálise de custo em E-commerce: estudo de caso com microempreendedor individual de cosméticos. - Anais X SIMEP Artigo 2022221.08 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.